Com o intuito de apresentar o panorama da situação das enchentes no Tocantins e iniciar o planejamento das ações de recuperação das cidades impactadas, o Governador interino do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, confirmou em entrevista ao DT que vai atender todas as regiões que estão passando por dificuldade pela situação das enchentes, sem exceção. Chega a 2.587 pessoas desabrigadas pelas enchentes em todo o Estado.
Entenda o caso
Atualmente no estado do Tocantins, as enchentes afetaram 32 municípios, dentre eles 14 estão em situação de emergência. Segundo o boletim diário desta segunda-feira, 17, ao todo são 245 pessoas em abrigos públicos, e 2.587 desabrigadas (pessoas que estão em casa de parentes, amigos e ou vizinhos).
Os municípios em situação de emergência, afetados pelas cheias são: Araguanã, Dois Irmãos, Esperantina, Miranorte, Paranã, Rio dos Bois, Pedro Afonso,Tupirama, Palmeirante, Bom Jesus, São Sebastião, São Miguel, Sampaio e Itaguatins. Couto Magalhães e o assentamento Alegria, ainda não foram assistidos pelo governo.
No momento a Equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estão em atuação direta com os 32 municípios.
Assistência à situação
Para o cenário pós período de enchentes, o Governo do Estado está buscando recursos junto ao governo federal por meio do Decreto de Situação de Emergência para a reconstrução e reestruturação dos municípios afetados.
Segundo a Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (Setas) a assistência às famílias impactadas desde o dia 28 de dezembro, estão sendo cumpridas. Além disso, a secretaria tem garantindo segurança alimentar dos impactados e itens de necessidades básicas como colchões, cobertores e água potável
Link para compartilhar: