O Ministério dos Transportes recentemente autorizou a tão esperada derrocada do Pedral do Lourenço no Rio Tocantins, representando um avanço significativo para a região e um impulso para a Hidrovia Araguaia Tocantins.
Apesar da previsão inicial apontar o início das obras no ano passado, houve atrasos devido à emissão do licenciamento prévio (EIA/RIMA). No entanto, com o obstáculo superado, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) informou que a elaboração do Plano Nacional de Logística – PNL 2035 pela Empresa de Planejamento e Logística – EPL foi fundamental. Este plano avaliou minuciosamente as potencialidades logísticas, incluindo os rios navegáveis brasileiros.
O consórcio DTA O'Martin foi escolhido para executar o derrocamento, com um contrato estimado em R$ 656 milhões. O trecho tocantinense será alvo de intervenções e obras, impulsionando o desenvolvimento da hidrovia e fortalecendo a infraestrutura regional.
Nesse contexto, o Diário Tocantinense entrevistou o governador interino, Laurez Moreira, que assegurou a continuidade dos trabalhos. Ele compartilhou sua visão e abordou questões sobre sua gestão.
"Assumi o governo com a preocupação de manter a mesma linha do governador Wanderlei na condução do Estado. Estou zelando para que o Tocantins mantenha sua condição fiscal, dando continuidade às obras e inaugurando várias que estão em fase de conclusão. Quero realizar tudo que o governador planejou para deixar o Estado na melhor condição possível."
O governador também destacou suas buscas por recursos para o Tocantins. "Estive em Belém, definindo recursos, principalmente do Fundo de Investimentos do Nordeste (Finor) para o Tocantins. Estive em diversas atividades, representando o governador agindo como ele agiria. Vamos transferir a capital para Miracema em conformidade com a constituição estadual, e estarei lá com todo o secretariado, ouvindo as reivindicações da comunidade. O mesmo tem sido feito em todo o estado, com prefeitos e representantes de diversas cidades. Este é o nosso compromisso", afirmou.
O Diário Tocantinense continua na vanguarda da informação, mantendo seus leitores atualizados sobre eventos e decisões que impactam diretamente a região.
Relacionado
Link para compartilhar: