Brasilidades e perfeição foi o que marcou a festa de lançamento do remake de Renascer, próxima novela das nove da Rede Globo, que aconteceu essa semana, no Clube Monte Líbano, na Lagoa, zona sul carioca, e reafirma o talento da emissora do plim plim em entregar produções de altíssima qualidade para o público, já há muito saudoso de clássicos, como os escritos por Benedito Ruy Barbosa.
Sim, um clássico que nessa nova rodada é apresentada pelo neto do autor, o talentoso, Bruno Luperi. Um luxo de arte na escrita e, também, na passagem das emoções para o elenco:
“Ele fala com a gente pelo texto, abre espaço para expressarmos a emoção do personagem. Nélson Rodrigues também escrevia assim. Ele cria essa conexão. Uma característica dos grandes”, reafirma Camila Morgado, que vem Dona Patroa, sua personagem na trama, que dará muito o que refletir sobre o papel da mulher na sociedade.
E há sinais de que realmente os áureos tempos estão voltando. Com foco nas relações familiares, na importância de se valorizar cada vez mais a natureza, as coisas da terra, o cultivo, o agronegócio, a segurança alimentar, o respeito pelas escolhas das mulheres em decidir sua própria vida e às questões relativas as escolhas sexuais de cada um, nossos ritos, costumes e tradições culturais, entre tantos temas, Renascer ascende uma esperança exatamente sobre esse renovo no coração das pessoas, e grande parte do elenco concorda que esse renascimento não é uma tarefa fácil diante de tantas influencias e valores distorcidos, porém está presente na veia dos brasileiros.
“A vida é tudo disso, do renascimento no dia a dia, de uma troca mais saudável com a natureza, mantendo um olhar de preservação, de cuidado que todos sabemos o que deve ser feito, mas que ninguém faz, digo as instituições responsáveis. Esse é um momento especial que poderemos abordar temas fundamentais como reflorestamento, garimpos. A elevação da temperatura climática, antigamente o termômetro batia 40 graus e todo mundo já ligava o sinal de alerta, agora bate 50! O momento é esse de devolver para natureza tudo que tiramos. De refletir e agir sobre isso, de realizar esse renascer”, reflete Marcos Palmeira, quem vem no papel de José Inocêncio, protagonista da trama.
Chico Diaz, que interpretará Padre Santo, também ressaltou a importância da garra do nosso povo, que mesmo com dificuldades não desiste nunca. “O renascimento da nossa nação. O Brasil depois de tanto está reavaliando sua autoestima, de como somos um povo bonito, pujantes, verdadeiramente ricos em nossa cultura. É um renascer para o Brasil, uma metáfora para o brasileiro”.
Já Sophie Charlotte trouxe para si o renascer e refletiu sobre sua vida, “quantos renascimentos eu já vivi! Nossa, tantos momentos importantes de renascimento, o nascimento do meu filho, cada trabalho realizado… o presente tem sido constante renascimento. Estava há oito anos longe das novelas, estar aqui com essa equipe maravilhosa, com toda essa aposta nesse trabalho belíssimo que é essa novela… É um grande renascer, digo tanto para mim, como que para muitos de nós aqui presentes”.
Marcaram presença no evento, Xamã, Duda Santos, Pedro Neschling, Rodrigo Simas, Vladimir Brichta, Mateus Nachtergaele, Enrique Diaz e grande elenco. Devido ao falecimento do pai, Juliana Paes, que no folhetim vive a dona do bordel, Jacutinga, papel que na primeira fase foi de Fernanda Montenegro, não pode estar presente e foi uma ausência sentida.
No geral, equipe afinada, shows brasileiríssimos com a aparição magistral do Boi Bumbá e a da apresentação da canção de abertura Lua Soberana, que na versão original foi gravada por Sérgio Mendes, não era tema de abertura, mas constava da trilha e tocava nas vinhetas para os intervalos comerciais. Dessa vez, foi ela a escolhida para tema principal e são as cantoras baianas Xênia França e Luedji Luna que cantam e encantam com suas vozes poderosíssimas, presença e talento ao interpretar essa que é quase um hino da música brasileira.
Elenco, técnica até o buffet, tudo simplesmente perfeito na entrega para os convidados e imprensa. Drinks servidos na fruta do cacau, champagne de primeira, whisky de muitos anos. Comidinhas regionais a base de queijo coalho, camarão, tapioquinhas,caponatas, salgadinhos perfeitos, bobós, pasta ao pomodóro. Nada ficou de fora. Tudo divinamente bem escolhido e bem executado e saboreado pelos presentes.
Sem mais mais… Renascer vale mil brindes! Viva!
Relacionado
Link para compartilhar: