O Prefeito Wagner Rodrigues assinou, no último 16, a ordem de serviço para as obras de execução da segunda etapa da Via Norte. O serviço já está em andamento e conta com um investimento na ordem de R$ 19.528.191,46, com recursos do Governo Federal e contrapartida da Prefeitura de Araguaína.
"Uma nova empresa já assumiu a obra, que será uma das mais importantes que Araguaína já recebeu. Teremos uma nova via para desafogar o trânsito, ligar os bairros mais afastados ao centro e, principalmente, dar uma alternativa a mais para os condutores não precisarem usar a BR-153 para os deslocamentos diários para o trabalho e outros afazeres ”, afirmou o prefeito.
Mais alternativas para a comunidade
A segunda etapa da Via Norte fará a interligação da Avenida Castelo Branco, na região do Parque Cimba, com os setores Araguaína Sul, Araguaína Sul 2, Maracanã, Universitário, Setor Barros, Parque Bom Viver e chegando até o Residencial Costa Esmeralda e a BR-153. São 5,2 km de extensão, mais de 10 km de vias.
O trecho contará com pavimentação em CBUQ, drenagem superficial e profunda, calçadas com acessibilidade de áreas urbanizadas, ciclofaixas, sinalização horizontal e vertical, e iluminação pública.
A previsão de conclusão é para fevereiro de 2025, mas os moradores já comemoram a melhoria. “Vai valorizar nossos imóveis e desafogar o trânsito que é muito difícil nos horários de pico”, o morador João Borges.
“A expectativa é muito boa. Vai beneficiar não apenas este setor, mas todos os setores circunvizinhos”, ressaltou o presidente da Associação de Moradores do Jardim Paraíso, Antônio Silva.
Primeira etapa da Via Norte
Inaugurada em setembro de 2022, a primeira etapa da Via Norte possui 1,5 km de extensão, totalizando 3 km de vias, ligando a Avenida Cônego João Lima à Avenida Castelo Branco no sentido Norte-Sul.
São duas pistas de sete metros cada uma, calçadas com acessibilidade, iluminação em LED, ciclofaixa e sinalização de trânsito com quatro semáforos que acompanham botões de acesso com identificações em braile e um sistema de áudio descritivo, ferramentas que auxiliam a travessia pela faixa de pedestres, principalmente das pessoas com deficiência visual, além da rampa de acesso e piso tátil.
A primeira etapa foi custeada com recursos da CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe na ordem de R$ 44 milhões. A obra incluiu ainda a implantação de bacia de detenção, além da canalização do córrego Canindé.
Um novo corredor
Quando finalizada a segunda etapa, a Via Norte terá quase 7 km de extensão, quase 14 km de vias considerando as duas pistas, ligando a região central da cidade ao Setor Costa Esmeralda, com acesso à BR-153. O corredor Norte-Sul ainda se soma à Av. Marginal Neblina, Via Lago, Via Sul e Avenida Dionízio Farias, passando pelo aeroporto e saindo na BR-153.
“Essas obras vão criar um grande eixo de vias cortando nossa cidade com avenidas largas e bem-sinalizadas, permitindo um novo sistema de transporte público que queremos para Araguaína. São novos tempos que elevarão nossa cidade para níveis cada vez maiores”, pontuou o prefeito Wagner.
Relacionado
Link para compartilhar: