Sua notícia diária em primeia mão!
terça-feira 20, maio, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
terça-feira 20, maio, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Chorinho celebra o Rei do Baião: Concerto instrumental emociona público do Morada do Sol com repertório de Luiz Gonzaga

Em uma noite de celebração e reverência dedicada a um dos ícones mais amados da música brasileira: Luiz Gonzaga, o eterno Rei do Baião, o concerto “Choros de Luiz Gonzaga” foi realizado na Pracinha da Cultura no Morada do Sol, na quarta-feira, 17. A apresentação cultural trouxe à tona a magia da música brasileira em arranjos refinados e interpretações apaixonadas.

 

Sob a direção do músico Iogo Landinho, que também atuou como guitarrista, o concerto foi apresentado pelos músicos Bruno Barreto (saxofone-tenor), Wallas Alencar (flauta transversal) e Matheus Les (pandeiro). Para apresentar ao público da região Sul uma jornada através das melodias imortais de Gonzagão, o quarteto interpretou as canções 13 de Dezembro, Sabido, Catamilho na Festa, Xodó, Luar do Nordeste, Numa Serenata, Araponga e Sanfonando.

 

Desde os primeiros acordes, o público foi cativado pela energia contagiante que emanava do palco. A cada compasso, os músicos demonstravam virtuosismo e paixão, transmitindo a essência vibrante do choro. Nos sorrisos e aplausos da plateia, era evidente o amor e a devoção pelo legado musical deixado por Gonzagão. “Eu fiquei encantada com cada acorde, cada expressão musical, dando vida a essa obra tão rica que é a de Luiz Gonzaga”, afirmou Soraia Tomaz, que prestigiou o espetáculo na estreia.

 

Cada nota, cada melodia, era uma homenagem à riqueza cultural e à musicalidade singular que Luiz Gonzaga imprimiu em suas composições. “Quando se fala nesse artista célebre a grande maioria das pessoas lembra logo do Baião, mas esse projeto tem essa proposta de educação cultural e musical, ensinando ao público um pouco mais sobre a Música Popular Brasileira”, revelou o artista.

 

Segundo ele, a proposta é de fomentar a cultura popular brasileira instrumental por meio de recitais didáticos que visam além de levar entretenimento, apresentar a história de Luiz Gonzaga, o que é o Choro e as formações pioneiras que adotaram como formação os instrumentos: flauta, o violão e o cavaquinho.

 

Cronograma

A próxima apresentação está prevista para terça-feira, 23, às 16 horas, no auditório da Escola Almirante Tamandaré. Na sequência, na quinta-feira, 26, os artistas se apresentam no Colégio Padre Josimo, às 16 horas. Todas as apresentações têm entrada franca e contam ainda com medidas de acessibilidade, como audiodescrição na narração de cenário, apresentação e integrantes, na locução de abertura, intérprete de Libras e espaços das apresentações adequados para pessoas com deficiência física.

 

Projeto

Idealizado e proposto pelo músico Iogo Landinho, o projeto "Choros de Luiz Gonzaga" foi contemplado pelo edital 019/2023 – Artes Tocantins pela Lei Paulo Gustavo (LPG), via Ministério da Cultura (MinC) e Secretaria Estadual de Cultura (Secult).

 

Ficha Técnica

Guitarra acústica, produtor musical e coordenação geral: Iogo Landinho

Assessoria de Comunicação: Cinthia Abreu

Arranjos e saxofone tenor: Bruno Barreto

Produtor executivo e flautista: Wallas Alencar:

Pandeiro: Matheus Les

Técnico de Som: Daniel Mangaba

Fotografia e Vídeos: Marcelo Les

Intérprete de Libras: Thallyta Teixeira

Cerimonialista e Designer Gráfico: Geyslany Ribeiro

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Deputado Olyntho recebe a mais alta honraria concedida pelo Legislativo de Goiás

Membro da Diretoria Executiva da União de Legisladores e Legislativos Estaduais, o deputado estadual tocantinense Olyntho Neto (Republicanos) foi...

Opinião | Maria de Fátima: de vilã absoluta a espelho da mulher brasileira

Por Fernanda Cappellesso* Se em 1988 Maria de Fátima simbolizava o egoísmo como desvio, em 2025 ela retorna como o...

Semana será de calor e tempo firme no Tocantins, mas com previsão de chuvas isoladas no norte do estado

Palmas — A semana no Tocantins será marcada pela predominância de estabilidade atmosférica, com temperaturas elevadas em todas as...

Gasto ou investimento? A guerra da narrativa começou

 O MPE mira os gastos, mas a régua parece desigual Investigação do MPE: O Ministério Público do Estado (MPE)...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

A febre dos bebês reborn: entre o conforto emocional e o alerta da psiquiatria

No Brasil, bonecas hiper-realistas conquistam espaço entre adultos que as tratam como filhos — fenômeno levanta questionamentos sobre saúde...

Trump telefona para Putin e Zelensky para parar ‘banho de sangue’

Conversas ocorrem após presidente russo recusar participação em negociações de paz com o líder ucraniano na Turquia; especialistas apontam...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img