Em 2024, os céus proporcionarão uma série de eventos astronômicos, com destaque para as chuvas de meteoros e conjunções planetárias no final de julho e início de agosto.
Atualmente, os observadores podem aguardar três chuvas de meteoros importantes. Os Alpha Capricornídeos, ativos desde o início de julho e até 15 de agosto, terão seu pico nesta quarta-feira, 30 de julho. Durante o auge, é possível observar cerca de 5 meteoros por hora. Associada aos fragmentos do cometa 169P/NEAT, essa chuva é conhecida por seus meteoros lentos e brilhantes.
As Delta Aquáridas, que começaram em 12 de julho e vão até 23 de agosto, também terão seu pico no dia 30 de julho. Durante este período, a taxa de meteoros pode atingir até 25 por hora. Originária dos detritos do cometa 96P/Machholz, esta chuva é visível em grande parte do hemisfério sul e em algumas regiões do hemisfério norte.
As Perseidas, uma das chuvas mais esperadas do ano, estão ativas desde 17 de julho e seguirão até 24 de agosto. Seu pico está previsto para a noite de 12 para 13 de agosto, com a possibilidade de observar até 100 meteoros por hora. Associadas aos detritos do cometa Swift-Tuttle, as Perseidas oferecem um espetáculo de alta atividade e brilho.
Além das chuvas de meteoros, o ano de 2024 contará com várias conjunções planetárias notáveis. No dia 27 de agosto, haverá uma conjunção entre a Lua, Marte e Júpiter, visível durante a madrugada na constelação de Touro. Em 5 de agosto, a Lua se alinhará com Vênus e Mercúrio antes do anoitecer na constelação de Leão, formando um quarteto celeste com a estrela Regulus nos dias 5 e 6 de agosto.
Link para compartilhar: