O final de semana foi intenso para os atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, com competições decisivas e resultados variados. O Brasil conquistou novas medalhas e enfrentou eliminações em diversas modalidades.
Atletismo
No atletismo, Tatiane Raquel da Silva registrou seu melhor tempo da temporada (9min33s96) na prova dos 3.000m com obstáculos, mas não conseguiu a classificação para a final, terminando na 10ª colocação geral. Eduardo de Deus se classificou para as semifinais dos 110m com barreiras, enquanto Rafael Pereira disputará a repescagem. Chayenne da Silva e Lucas Carvalho também irão para a repescagem em suas respectivas provas de 400m com barreiras e 400m rasos. Nos 200m feminino, Lorraine Martins e Ana Carolina Azevedo não avançaram às semifinais. Lucas Marcelino foi desclassificado no salto em distância após queimar suas três tentativas. Valdileia Martins abandonou a final do salto em altura feminino devido a uma lesão no tornozelo esquerdo.
Canoagem Slalom
Na canoagem slalom, Ana Sátila avançou às quartas de final na canoagem cross após cruzar a linha de chegada em segundo lugar em sua bateria. Pepê Gonçalves foi penalizado por um erro em uma das portas, terminando em terceiro e sendo eliminado das Olimpíadas.
Judô
O judô brasileiro encerrou sua participação com a conquista da medalha de bronze na disputa por equipes. A equipe venceu Cazaquistão, Sérvia e Itália na luta decisiva. Rafael Macedo, Beatriz Souza e Rafaela Silva garantiram os pontos do Brasil, e Rafaela Silva marcou o ponto decisivo na luta extra contra a Itália.
Tiro com Arco
Marcus D'Almeida, número 1 do ranking mundial no tiro com arco, foi eliminado nas oitavas de final pelo sul-coreano Woojin Kim, com parciais de 29/29, 30/27, 30/29 e 30/28. Georgia Furquim encerrou sua participação no skeet feminino na 26ª colocação geral.
Vela
Na vela, Bruno Lobo terminou o primeiro dia de competições do kite masculino na quarta colocação geral. Bruno Fontes ficou na 28ª posição no dinghy masculino (Ilca7). João Siemsen e Marina Arndt, na categoria Nacra (multicasco misto), estão em 11º lugar. Gabriela Kidd ocupa a 27ª colocação no Ilca6. Henrique Haddad e Isabel Swan, na categoria 470, estão em 13º lugar.
Boxe
No boxe, Jucielen Romeu foi derrotada pela turca Esra Ylidiz nas quartas de final da categoria até 57kg. Beatriz Ferreira conquistou a medalha de bronze ao perder para a irlandesa Kellie Harrington na semifinal da categoria até 60kg.
Tênis de Mesa
Hugo Calderano, principal nome da América do Sul no tênis de mesa, terminou na quarta colocação na disputa de simples após ser derrotado pelo francês Felix Lebrun, com parciais de 11/7, 12/10, 11/7 e 11/6.
Ciclismo de Estrada
Tota Magalhães, única brasileira no ciclismo de estrada, terminou a prova de 158 km na 74ª colocação com um tempo de 4h10min47s. Vinicius Rangel, no ciclismo de estrada masculino, ficou na 71ª posição com um tempo de 06:39:31.
Vôlei e Vôlei de Praia
A seleção feminina de vôlei garantiu a primeira colocação da chave ao vencer a Polônia por 3 sets a 0, com destaque para o segundo set, vencido por 38 a 36. Na praia, Evandro e Arthur avançaram para as quartas de final ao vencerem uma dupla holandesa. André e George foram eliminados ao perderem para a dupla alemã Wickler e Ehlers. Carol e Bárbara, na chave feminina, foram derrotadas por Clancy e Mariafe.
Futebol
A seleção feminina de futebol venceu a França por 1 a 0, com gol de Gabi Portilho, e avançou para as semifinais. A goleira Lorena defendeu um pênalti durante a partida.
Handebol
A seleção brasileira feminina de handebol venceu Angola por 30 a 19 e garantiu a classificação para as quartas de final, onde enfrentará a Noruega.
Ginástica Artística
Rebeca Andrade conquistou sua terceira medalha nos Jogos de Paris, obtendo a prata no salto, somando-se às medalhas de bronze por equipes e prata no individual geral.
Quadro de Medalhas
O Brasil alcançou um total de dez medalhas em Paris 2024, sendo uma de ouro, quatro de prata e cinco de bronze, ocupando a 20ª posição no quadro geral de medalhas. A liderança do quadro de medalhas está com a China, com 37 medalhas, 16 delas de ouro.
Os atletas continuam competindo em diversas modalidades, buscando mais conquistas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Link para compartilhar: