O governador Wanderlei Barbosa recebeu, no Rio de Janeiro, o Prêmio Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital 2024, em cerimônia realizada durante o Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (Secop) 2024. O Tocantins ficou em 3° lugar entre os estados que mais progrediram no índice.
A premiação é uma iniciativa da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC) e do Ministério da Economia, visando medir a maturidade digital das administrações públicas. Ao receber o prêmio, o governador Barbosa destacou a importância da integração entre diversas áreas, como educação, saúde e turismo, e citou avanços significativos no tempo de processamento da folha de pagamento dos servidores, que passou de 36 horas para 2 horas.
O presidente da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Alírio Felix Martins Barros, também esteve presente na cerimônia e ressaltou que o prêmio representa o trabalho coletivo do governo. “Esse resultado mostra toda a evolução nos índices do governo, não só na tecnologia, mas também na educação, na saúde, no comércio e nas indústrias”, afirmou. A ATI é responsável pela implementação das políticas de inovação nos serviços públicos digitais do Estado.
Atualmente, o programa Pronto Digital oferece mais de 700 serviços ao cidadão tocantinense, com a colaboração da Secretaria de Estado da Administração (Secad). Até agora, o portal já registrou mais de 100 mil cadastros e atendeu mais de 65 mil solicitações. A assistência farmacêutica, antes centralizada em Palmas, agora pode ser acessada diretamente pelo portal, facilitando o atendimento a cidadãos do interior do Estado.
O secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica, destacou a importância desse reconhecimento para a evolução dos serviços digitais no Tocantins. “Essa evolução facilita a vida do cidadão em todos os aspectos e em todas as áreas como saúde, educação, desenvolvimento econômico e social”, afirmou.
O evento também contou com a presença de outros representantes do governo, incluindo o titular da Secretaria Extraordinária de Representação em Brasília (Serb), Carlos Manzini, o secretário de Estado do Turismo (Setur), Hercy Filho, e o presidente do Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev-TO), Sharlles Fernando.
Esse prêmio reflete um compromisso contínuo do governo com a modernização dos serviços públicos, buscando sempre maior eficiência e transparência.
Relacionado
Link para compartilhar: