Sua notícia diária em primeia mão!
terça-feira 20, maio, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
terça-feira 20, maio, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Mais de 99% das crianças do Tocantins são registradas, aponta IBGE

O Tocantins alcançou um marco importante no registro de nascimento de crianças, com 99,1% das crianças com até 5 anos de idade registradas em cartório, conforme dados do Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esses dados, demonstra avanços em comparação aos 97,2% registrados em 2010.

O progresso entre as crianças indígenas também foi significativo, com um aumento no registro em cartório de 83,8% em 2010 para 91,3% em 2022. Esse avanço é essencial para assegurar que as crianças indígenas tenham acesso aos direitos básicos e proteção legal desde os primeiros anos de vida.

Uma das melhorias mais notáveis foi no registro de bebês com menos de 1 ano, que passou de 90,3% em 2010 para 97,3% em 2022.

O número de municípios tocantinenses que atingiram 100% de registro de crianças com até 5 anos também aumentou consideravelmente, de apenas 1 município em 2010 para 13 municípios em 2022.

Além disso, houve uma redução significativa no número de municípios com menos de 98% das crianças registradas, que caiu de 80 em 2010 para 17 em 2022. No entanto, algumas cidades, como Lagoa da Confusão, Carmolândia e Lizarda, ainda apresentam os menores índices de registro, mostrando que ainda há desafios a serem enfrentados.

O uso do Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), um documento utilizado para crianças indígenas que não possuem registro em cartório, também diminuiu.

Em 2022, 4,9% das crianças indígenas no Tocantins tinham o Rani, uma queda em comparação a 2010, quando 12,9% possuíam esse documento. Isso sugere que mais crianças indígenas estão sendo registradas diretamente em cartórios, reduzindo a necessidade do Rani.

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Deputado Olyntho recebe a mais alta honraria concedida pelo Legislativo de Goiás

Membro da Diretoria Executiva da União de Legisladores e Legislativos Estaduais, o deputado estadual tocantinense Olyntho Neto (Republicanos) foi...

Opinião | Maria de Fátima: de vilã absoluta a espelho da mulher brasileira

Por Fernanda Cappellesso* Se em 1988 Maria de Fátima simbolizava o egoísmo como desvio, em 2025 ela retorna como o...

Semana será de calor e tempo firme no Tocantins, mas com previsão de chuvas isoladas no norte do estado

Palmas — A semana no Tocantins será marcada pela predominância de estabilidade atmosférica, com temperaturas elevadas em todas as...

Gasto ou investimento? A guerra da narrativa começou

 O MPE mira os gastos, mas a régua parece desigual Investigação do MPE: O Ministério Público do Estado (MPE)...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

A febre dos bebês reborn: entre o conforto emocional e o alerta da psiquiatria

No Brasil, bonecas hiper-realistas conquistam espaço entre adultos que as tratam como filhos — fenômeno levanta questionamentos sobre saúde...

Trump telefona para Putin e Zelensky para parar ‘banho de sangue’

Conversas ocorrem após presidente russo recusar participação em negociações de paz com o líder ucraniano na Turquia; especialistas apontam...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img