Sua notícia diária em primeia mão!
terça-feira 20, maio, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
terça-feira 20, maio, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Novas regras para inteligência artificial e propaganda online redefinem a campanha eleitoral de 2024

Desde a última sexta-feira, 16, as campanhas para as eleições municipais de outubro começaram oficialmente, permitindo a realização de propagandas eleitorais tanto nas ruas quanto na internet. Os candidatos têm autorização para distribuir material de campanha, realizar caminhadas, carreatas e comícios, e usar equipamentos de som. Esses eventos podem ser transmitidos ao vivo nas redes sociais.

As regras eleitorais permitem a criação de sites de campanha e pedidos de votos em redes sociais e aplicativos de mensagens, desde que não sejam contratados disparos em massa. O pagamento para impulsionar a propaganda na internet também é permitido, desde que a plataforma responsável pelo serviço cumpra uma série de requisitos, como a manutenção de um canal de atendimento ao eleitor. Em meio a essas mudanças, o Google decidiu não permitir propagandas eleitorais em suas plataformas no Brasil neste ano.

Pela primeira vez no país, as eleições serão diretamente impactadas pelo uso de tecnologias de Inteligência Artificial (IA), que permitem a criação de conteúdos sintéticos, como imagens e sons. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou novas regras para regular o uso dessa tecnologia nas propagandas eleitorais, exigindo que qualquer conteúdo gerado por IA seja acompanhado de avisos específicos. Se essas regras não forem cumpridas, as propagandas podem ser removidas, e as penalidades podem incluir a cassação do registro de candidatura e a abertura de investigações por crimes eleitorais.

A Justiça Eleitoral tem poder para determinar a remoção de conteúdos que disseminem desinformação, sem necessidade de provocação. Essas ordens, quando direcionadas a plataformas de redes sociais, devem ser cumpridas de forma rápida, podendo ter prazos inferiores a 24 horas em situações graves.

As normas eleitorais exigem que todo o material de campanha seja produzido em português e inclua a legenda partidária, além de proibir a utilização de estratégias que criem estados emocionais ou passionais artificialmente. Regras antigas, como a proibição de showmícios, outdoors e telemarketing, continuam em vigor, assim como a restrição à confecção e distribuição de brindes eleitorais.

As caminhadas, passeatas e carreatas, permitidas entre as 8h e as 22h, podem utilizar carros de som ou trios elétricos, dentro dos limites de potência estabelecidos. As autoridades de segurança devem ser notificadas com antecedência mínima de 24 horas sobre qualquer ato de campanha.

Denúncias de irregularidades podem ser encaminhadas à Justiça Eleitoral por meio do aplicativo Pardal ou através do Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade), que monitora desinformação, ameaças, uso irregular de IA e discursos de ódio.

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Deputado Olyntho recebe a mais alta honraria concedida pelo Legislativo de Goiás

Membro da Diretoria Executiva da União de Legisladores e Legislativos Estaduais, o deputado estadual tocantinense Olyntho Neto (Republicanos) foi...

Opinião | Maria de Fátima: de vilã absoluta a espelho da mulher brasileira

Por Fernanda Cappellesso* Se em 1988 Maria de Fátima simbolizava o egoísmo como desvio, em 2025 ela retorna como o...

Semana será de calor e tempo firme no Tocantins, mas com previsão de chuvas isoladas no norte do estado

Palmas — A semana no Tocantins será marcada pela predominância de estabilidade atmosférica, com temperaturas elevadas em todas as...

Gasto ou investimento? A guerra da narrativa começou

 O MPE mira os gastos, mas a régua parece desigual Investigação do MPE: O Ministério Público do Estado (MPE)...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

A febre dos bebês reborn: entre o conforto emocional e o alerta da psiquiatria

No Brasil, bonecas hiper-realistas conquistam espaço entre adultos que as tratam como filhos — fenômeno levanta questionamentos sobre saúde...

Trump telefona para Putin e Zelensky para parar ‘banho de sangue’

Conversas ocorrem após presidente russo recusar participação em negociações de paz com o líder ucraniano na Turquia; especialistas apontam...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img