Sua notícia diária em primeia mão!
terça-feira 20, maio, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
terça-feira 20, maio, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Tocantins registra aumento de 33,2% nas denúncias de violência contra a mulher em 2024

O serviço Ligue 180 registrou um aumento de 33,2% nas denúncias de violência contra a mulher em Tocantins em 2024. Até julho, foram contabilizadas 385 denúncias no estado, um crescimento em comparação com o mesmo período de 2023. No âmbito nacional, o serviço recebeu 84,3 mil denúncias, um aumento de 33,5%. O canal de atendimento é gratuito e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Das denúncias registradas em Tocantins, 202 foram feitas pela própria vítima e 183 por terceiros. A maioria dos casos ocorreu dentro da residência da vítima, sendo este o contexto de 149 denúncias. As mulheres negras foram as mais afetadas, totalizando 284 denúncias envolvendo vítimas pardas ou pretas, e os principais agressores foram esposos ou companheiros, representando 179 casos.

O Ministério das Mulheres lançou neste mês a campanha "Feminicídio Zero — Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada" como parte das ações de conscientização no "Agosto Lilás" e em alusão aos 18 anos da Lei Maria da Penha. A campanha foi destacada em uma projeção no Congresso Nacional, promovendo o Ligue 180 como principal canal de denúncia e orientação. 

Recentemente, o serviço passou por reestruturação, voltando a operar de forma independente da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos. Agora, o Ligue 180 se consolida como um serviço público essencial para o enfrentamento à violência contra a mulher, com novas funcionalidades como o atendimento via WhatsApp, que registrou 6.689 interações em 2023.

Em relação à distribuição regional das ligações, o Sudeste lidera com 121,2 mil chamadas, seguido pelo Nordeste com 65,8 mil. As regiões Sul, Centro-Oeste e Norte registraram 23.168, 22.328 e 17.694 chamadas, respectivamente. O gênero masculino é identificado como agressor em 68,6% das denúncias em 2024, enquanto 20,4% das ocorrências envolvem mulheres como agressoras.

O Ligue 180 também oferece orientações sobre direitos, informações sobre a rede de atendimento e realiza encaminhamentos de denúncias aos órgãos competentes. Em 2023, o serviço recebeu mais de 522 mil ligações, com um aumento de 23% nas denúncias em comparação ao ano anterior.

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Deputado Olyntho recebe a mais alta honraria concedida pelo Legislativo de Goiás

Membro da Diretoria Executiva da União de Legisladores e Legislativos Estaduais, o deputado estadual tocantinense Olyntho Neto (Republicanos) foi...

Opinião | Maria de Fátima: de vilã absoluta a espelho da mulher brasileira

Por Fernanda Cappellesso* Se em 1988 Maria de Fátima simbolizava o egoísmo como desvio, em 2025 ela retorna como o...

Semana será de calor e tempo firme no Tocantins, mas com previsão de chuvas isoladas no norte do estado

Palmas — A semana no Tocantins será marcada pela predominância de estabilidade atmosférica, com temperaturas elevadas em todas as...

Gasto ou investimento? A guerra da narrativa começou

 O MPE mira os gastos, mas a régua parece desigual Investigação do MPE: O Ministério Público do Estado (MPE)...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

A febre dos bebês reborn: entre o conforto emocional e o alerta da psiquiatria

No Brasil, bonecas hiper-realistas conquistam espaço entre adultos que as tratam como filhos — fenômeno levanta questionamentos sobre saúde...

Trump telefona para Putin e Zelensky para parar ‘banho de sangue’

Conversas ocorrem após presidente russo recusar participação em negociações de paz com o líder ucraniano na Turquia; especialistas apontam...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img