Nas eleições municipais de 2024, que ocorrerão em 6 de outubro, o Tocantins contará com 56 mulheres concorrendo ao cargo de prefeita, representando 17,28% dos 324 candidatos à prefeitura no estado. Os dados, divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), mostram que a participação feminina na disputa por prefeituras caiu em relação a 2020, quando 72 mulheres concorreram, correspondendo a 22,22% a menos nesta eleição.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) compilou os dados que mostram que os candidatos a cargos eletivos, incluindo prefeito, vice-prefeito e vereador, totalizam 7.112 pessoas, das quais 4,56% são candidatos a prefeitos. Apesar do aumento geral de candidaturas, a participação feminina nas disputas pela prefeitura apresenta uma redução significativa.
Comparando com as eleições de 2020, houve uma redução de 25,68% no número de candidatos à prefeitura, que caiu de 436 para 324. Essa diminuição também se reflete na participação feminina, com uma redução notável no interesse das mulheres em representar os municípios.
Atualmente, 20 dos 139 municípios do Tocantins são comandados por mulheres, com prefeitas eleitas em cidades como Barra do Ouro, Buriti do Tocantins, Caseara e Palmas. Destaca-se que o Tocantins é o único estado que elegeu uma prefeita para a capital, Palmas, e, durante o mesmo período, foram eleitas 32 vice-prefeitas das 116 candidaturas femininas.
Os objetivos estratégicos das eleições incluem aprimorar o atendimento ao cidadão, promover a transparência pública e fomentar a educação política da sociedade. O TRE-TO continua a trabalhar para garantir a transparência e a eficácia do processo eleitoral, enquanto os eleitores se preparam para exercer seu direito de escolher seus representantes locais em outubro.
Link para compartilhar: