Sua notícia diária em primeia mão!
sábado 12, abril, 2025
Sua notícia diária em primeira mão!
sábado 12, abril, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Afinal, qual é o principal problema do turismo de massa?

Especialistas na área turística avaliam que hoje o maior dilema do turismo  em massa , esteja ligado à superlotação,  que classificam ser um problema tanto para os habitantes locais quanto para os turistas. Ela pode arruinar a experiência de turismo para aqueles que ficam presos em longas filas, impossibilitados de visitar por exemplo museus, galerias e locais sem reserva antecipada. O que acaba implicando em custos crescentes para itens básicos, como comida, bebida e nas diárias hoteleiras, impossibilitando vivenciar a maravilha de um lugar em relativa solidão. 

 

A ausência de regulamentações reais nesta área, fez com que os lugares tomassem para si a responsabilidade de tentar estabelecer alguma forma de controle de multidões, o que significa que não há coesão e nenhuma solução real. Parece que 2024 foi o ano no qual o turismo tomou um rumo negativo e as comunidades locais começaram a reagir. Afinal, houve protestos nas ruas, grafites pedindo para viajantes voltarem para casa e a diminuição da população local, enquanto alugueis de curto prazo aumentaram, afastando moradores.

O turismo de massa, segundo essa interpretação, padroniza os destinos a fim de cativar mais pessoas, receber mais visitantes e obter mais lucro, fazendo da atividade uma mercadoria dependente das leis de mercado. atingindo  um estágio de maturação e estagnação e, às vezes, de declínio.

Entretanto, é necessário atentar também aos impactos econômicos negativos provenientes do turismo, quais sejam: inflação e acréscimo no custo de vida da comunidade; especulação imobiliária; aumento do poder de consumo causando impacto cultural e ambiental, e foco excessivo no turismo.

“O turismo em larga escala pode resultar em um uso excessivo de água e energia, especialmente em locais onde esses recursos são limitados. A necessidade de hospedagem e serviços para atender a um grande fluxo de visitantes pode sobrecarregar a infraestrutura do destino. Entre os impactos mais perceptíveis do turismo estão os danos ao meio ambiente, como poluição do ar, da água, sonora e visual; congestionamentos de veículos e pedestres; o lixo gerado pelos turistas; além do desequilíbrio ecológico e a perturbação da fauna local”, avalia Brenno Alves, proprietário da agência Viver Goiás Turismo.

 

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Eduardo Gomes articula com governo do Tocantins pauta conjunta nas áreas de meio ambiente e tecnologia

O vice-presidente do Senado Federal e presidente do PL Tocantins, senador Eduardo Gomes, recebeu na última quinta-feira (10) representantes...

Louvores que tocam corações: conheça os hinos mais ouvidos do Brasil nas plataformas digitais

De Gabriela Gomes a Padre Fábio de Melo, veja quem lidera o ranking de músicas gospel e católicas no...

Deborah Secco é clicada em look descontraído no aeroporto Santos Dumont

A atriz Deborah Secco foi flagrada na tarde desta sexta-feira (11) no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro....

Céu do Tocantins em abril: espetáculo astronômico com chuva de meteoros e alinhamentos planetários

  Abril promete ser um mês especial para os amantes da astronomia no Tocantins. Com fenômenos como a chuva de...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Tocantins em Cena: artistas e movimentos culturais ganham espaço nos grandes centros do país

Por Redação | Diário Tocantinense – 12 de abril de 2025 Do coração do Brasil para os grandes centros culturais...

PRF recupera motocicleta roubada negociada em rede social em Guaraí (TO)

Veículo com registro de furto em Pernambuco foi encontrado com placa danificada e sinais de adulteração na BR-153; motorista...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img