Federação Tocantinense de Artes Cênicas (FETAC) realiza no sábado, 15, às 19 horas, sua Assembleia Geral, evento que ocorrerá de forma online e terá como pauta principal a eleição da nova diretoria para o mandato 2025-2030. A reunião também será uma oportunidade para apresentar um balanço das ações desenvolvidas pela gestão atual e debater os desafios e perspectivas para o futuro das artes cênicas no Tocantins.
A chapa “Uma Federação Cada Vez Mais Forte” foi homologada como chapa única para concorrer à nova gestão, trazendo Cláudio Nogueira Carneiro (Cenaberta Produções Culturais Ltda.) como candidato à presidência e Cinthia Gomes de Abreu (A Barraca – Instituto Experimental de Formação e Produção Ltda.) como vice-presidente. A composição da diretoria também conta com Bell Barbosa Gama como Secretária-Geral, além dos diretores-regionais George Henrique Silva (Norte), Nival Correia de Araújo (Central) e Fernando França Naves (Sul).
O Conselho Fiscal também conta com representantes de diversas regiões do estado, sendo Guilherme Vieira (Norte), Marcela Pultrini (Central) e Vinícius Martins (Sul).
Para o presidente da Fetac, Kaká Nogueira, a Assembleia Geral será um momento essencial para que artistas, produtores e demais agentes culturais possam contribuir para o futuro da entidade e fortalecer a representatividade do setor. “A Fetac reforça o convite para todos os filiados participarem do encontro e ajudarem a construir uma federação cada vez mais atuante e inclusiva”, afirma.
Gestão
Nos últimos anos, a Fetac se destacou por diversas iniciativas em prol do fortalecimento do setor cultural tocantinense. Entre as principais realizações estão a regulamentação jurídica da entidade, a criação de canais institucionais de comunicação e a liderança no Movimento Mobiliza Tocantins. A gestão atual também foi responsável pela execução de projetos como o “Circuito de Formação Cênica da Fetac” e a implantação do Programa de Formação Artística (Profoart), além da participação ativa nos debates sobre as Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo.
Outro avanço significativo foi a seleção da Fetac para gestão do Comitê de Cultura do Tocantins, em parceria com o Ministério da Cultura, e a ampliação de sua atuação para todas as regiões do estado, por meio de programas de capacitação e fomento.
Para mais informações, acompanhe os canais oficiais da Fetac no Instagram (@fetac_oficial) e no site www.fetac.org.
Link para compartilhar: