Sua notícia diária em primeia mão!
domingo 20, abril, 2025
Sua notícia diária em primeira mão!
domingo 20, abril, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

Carnaval 2025 segue sem registro de crimes graves nos três primeiros dias; governador participa de balanço em Salvador

O Carnaval de Salvador 2025 tem se destacado pela segurança e redução nos índices de criminalidade. Nos três primeiros dias da festa, nenhuma ocorrência grave foi registrada, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP). Os dados foram apresentados neste domingo (2) durante a reunião de avaliação da Operação Carnaval, realizada no Quartel dos Aflitos, no Centro de Salvador. O encontro contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador e coordenador do Carnaval da Bahia, Geraldo Júnior, além de secretários e autoridades estaduais.

Queda nos índices de criminalidade

Nos três principais circuitos da folia, 4,8 milhões de foliões participaram da festa até a madrugada de domingo. O trabalho integrado das Forças Policiais e de Bombeiros garantiu um ambiente seguro. Segundo o vice-governador Geraldo Júnior, a redução dos índices de criminalidade é resultado da atuação conjunta entre as polícias, Justiça e rede de proteção social.

O Sistema de Reconhecimento Facial da SSP permitiu a localização de 24 foragidos da Justiça, que possuíam mandados de prisão por crimes como roubo, tráfico de drogas, furto e dívida de pensão alimentícia.

Os dados da SSP mostram que os furtos caíram 37% em relação a 2024, passando de 616 para 390 ocorrências. Os casos de roubo também tiveram redução de 41%, caindo de 93 para 55 casos.

Até domingo, as Forças Policiais registraram 15 prisões em flagrante por crimes como tráfico, furto, lesão corporal e receptação. Foram lavrados 70 Termos Circunstanciados de Ocorrência e realizadas 143 periçias pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), incluindo casos de lesões corporais, abuso de drogas, vistoria de trios e danos ao patrimônio.

Segurança reforçada nos portais de abordagem

A Polícia Militar da Bahia barrou a entrada de 2.057 objetos proibidos até a manhã de domingo. O uso de cães farejadores ajudou na localização de drogas. Entre os itens apreendidos estão facas, tesouras, espelhos, garfos, alicates, estiletes, chaves de fenda, seringas e pistolas de água.

Queda nas doações de sangue e alerta da Hemoba

Apesar da segurança reforçada, o Carnaval de 2025 registrou uma queda de 70% nas doações de sangue. Nos três primeiros dias da festa, a Fundação Hemoba recebeu apenas 372 voluntários, resultando em 268 bolsas de sangue coletadas, contra 1.162 candidatos e 890 bolsas no mesmo período de 2024.

A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, fez um apelo à população para que contribua com as doações. “No período do Carnaval, muitos foliões se esquecem de doar sangue. Pedimos que aqueles que não estão na folia façam esse gesto de solidariedade”, afirmou.

Na segunda-feira (3), o Hemocentro de Salvador funcionará das 7h às 18h, e o caminhão de coleta itinerante no Shopping Bela Vista atenderá das 12h às 18h. Na terça-feira (4), o Hemocentro abrirá das 7h às 16h30. No interior, a unidade de Santo Antônio de Jesus funcionará das 8h às 15h, enquanto as demais operarão em horário habitual. Na Quarta-feira de Cinzas, as doações poderão ser feitas a partir das 13h.

Para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos. Menores de idade precisam estar acompanhados de um responsável, e maiores de 60 anos só podem doar se já tiverem realizado doação anterior.

Trio da Cultura celebra diversidade no circuito Barra-Ondina

O sábado (1) foi marcado por um dos momentos mais simbólicos do Carnaval de Salvador: o Trio da Cultura. Comandado por Margareth Menezes, a atração contou com a presença da cantora paraense Fafá de Belém e da artista angolana Pongo. O projeto tem como objetivo valorizar a diversidade musical e as influências africanas na cultura brasileira.

Margareth destacou a importância da representatividade na festa. “O Carnaval é a festa do povo, e a maioria dos artistas que brilham nesta folia vieram do povo”, afirmou.

A psicóloga Dandara ressaltou a importância de espaços culturais como esse dentro do evento. “Diversidade, inclusão e valorização da cultura popular precisam estar sempre presentes no Carnaval”, disse.

Com um repertório que misturou diferentes ritmos e estilos, o trio atraiu foliões que acompanharam de perto a celebração da identidade cultural brasileira no coração da festa baiana.

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Hugo Henrique e Léo Foguete se unem em novo single “Terminou Pra Que” e prometem hit nas paradas

📍 Ricardo Fernandes – Diário Tocantinense – O cantor e compositor Hugo Henrique lança nesta quinta-feira (17) o primeiro...

MC Pogba ultrapassa 6,5 milhões de ouvintes no Spotify e conquista o Brasil com “Rabetão de Terremoto”

📍 Ricardo Fernandes – Diário Tocantinense – Com 15 anos de estrada e um talento lapidado desde os primeiros...

A simbologia por trás do caça-níquel Fortune Ox: O que o boi da sorte representa para os jogadores

O fortune ox é um caça-níquel que vai muito além de sua mecânica de jogo simples e intuitiva. Ele...

💥🌊 Romance à vista? Jade Picon e André Lamoglia trocam carinhos na praia da Barra da Tijuca

Por Ricardo Fernandes | Redação | Diário Tocantinense-📍 Barra da Tijuca (RJ), 17 de abril de 2024 clima esquentou na...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Wanderlei Barbosa e ministro Renan Filho avançam em acordo para reconstrução de estradas no Tocantins

🚧 Governo Federal vai investir mais de R$ 150 milhões para recuperar estradas após colapso da ponte JK Por Ricardo...

Mãe e filha são investigadas por fraude espiritual com promessa de proteção contra feitiços em Palmas

🧿 Mãe e filha são alvo de operação por suspeita de estelionato com uso da fé Por Ricardo Fernandes |...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img