O Aeroporto Internacional de Curitiba/São José dos Pinhais – Afonso Pena (PR) recebeu, nesta terça-feira (31/7), a melhor pontuação na Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário, na categoria de 5 a 15 milhões de passageiros ao ano. O reconhecimento veio menos de um mês após o terminal vencer pela terceira vez consecutiva o prêmio Aeroporto + Brasil, divulgado no início de julho.
A avaliação referente ao segundo trimestre de 2018 foi divulgada pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, que atribuiu ao terminal curitibano, de acordo com a percepção dos passageiros, nota de 4,69 em uma escala onde a pontuação máxima é 5. A pesquisa avalia trimestralmente os 20 aeroportos com maior movimentação no Brasil. Juntos, eles são responsáveis por 87% do fluxo de passageiros no país.
Além da categoria principal, o Aeroporto de Curitiba ainda foi apontado como o melhor em mais nove indicadores dos 37 itens: disponibilidade de tomadas (4,50); sensação de segurança nas áreas públicas do aeroporto (4,61); limpeza geral do aeroporto (4,81); conforto térmico do aeroporto (4,66); custo-benefício dos produtos comerciais (3,42); cordialidade dos funcionários da imigração (4,79); tempo de fila da aduana (4,89); cordialidade do funcionário da aduana (4,91); e disponibilidade de transporte público para o aeroporto (4,54)
Outros dois aeroportos da Rede também foram bem avaliados na categoria até 5 milhões de passageiros. O Aeroporto de Vitória/ Eurico de Aguiar Salles (ES) ficou em primeiro lugar na Satisfação Geral dos Passageiros com 4,59; e com 4,46, o Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM) foi eleito por seus usuários o segundo melhor terminal aeroportuário na mesma categoria.
Atendimento de qualidade
Aeroporto Internacional Afonso Pena tem capacidade para receber 14,8 milhões de passageiros por ano. Cerca de 174 voos operam diariamente no terminal, transportando aproximadamente 17 mil passageiros entre embarques e desembarques, número que o coloca como um dos aeroportos mais movimentado do Brasil.
O Afonso Pena registrou mais de 6,7 milhões de passageiros no ano de 2017 e até junho deste ano, já foram quase 3 milhões de viajantes que passaram pelo terminal. Seis companhias aéreas operam no terminal paranaense: Aerolineas Argentinas, Amaszonas, Avianca, Azul, Gol e Latam, que ligam Curitiba a diversos destinos brasileiros, como: Congonhas (SP), Guarulhos (SP), Campinas (SP), Porto Alegre (RS), Santos Dumont (RJ), Galeão (RJ), Brasília (DF), Foz do Iguaçu (PR), Maringá (PR), Cascavel (PR), Londrina (PR) e também a destinos internacionais, como Buenos Aires, na Argentina, e Assunção, no Paraguai, além das conexões.
Para aumentar o nível de conforto e segurança, na última década, o terminal curitibano recebeu investimentos na ordem de R$ 350 milhões, que ampliaram sua capacidade de 6,9 milhões para 14,8 milhões de passageiros por ano. Dentre as melhorias destacam-se: a obra de reforma e ampliação do terminal de passageiros, que passou de 45 mil m² para 112 mil m²; a obra de reforma e ampliação do terminal de cargas, que passou de 12 mil m² para 17 mil m², com novas áreas para cargas vivas e restritas; a ampliação do pátio de manobras, que ganhou mais 10 posições para aeronaves, totalizando 26 posições e a reforma e ampliação do terminal de passageiros.
Premiações recebidas pelo Aeroporto Internacional de Curitiba:
2011- Primeiro lugar na categoria “Aeroporto do ano” do prêmio Avião Revue;
2014- Venceu três das oito categorias do prêmio Boa Viagem: Melhor Satisfação geral do passageiro com o Aeroporto, Ambiente Aeroportuário, e Melhor restituição de bagagem;
2015- O aeroporto foi contemplado com o prêmio Aeroportos + Brasil na categoria mais facilidades ao passageiro (avaliação referente a 2014);
2016- Vencedor do Prêmio Aeroportos + Brasil, realizado pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), com quatro vitórias, Raio x + eficiente; Aeroporto + cordial, Restituição de Bagagem + eficiente, incluindo o de melhor aeroporto do país (avaliação referente a 2015);
2017- Vencedor do Prêmio Aeroportos + Brasil, eleito pela segunda vez consecutiva o melhor Aeroporto do País. Também foi o ganhador das premiações: Aeroporto + cordial; + Limpo; + confortável; Restituição de Bagagem + eficiente (avaliação referente a 2016);
2018- Vencedor do Prêmio Aeroportos + Brasil, eleito pela terceira vez consecutiva o melhor Aeroporto do País. Também foi o ganhador das premiações: Aeroporto + eficiente no Check-in e no raio-x; + confortável; bem como Restituição de Bagagem, Controle Migratório e Controle Aduaneiro + eficiente (avaliação referente a 2017);
Na Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário, realizada trimestralmente pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil por meio da Secretaria de Aviação Civil (SAC), o aeroporto ficou na primeira posição por diversas vezes, desde o início da pesquisa em 2013, inclusive, neste primeiro e segundo trimestre de 2018. (Com informações da Infraero)