Ar-condicionado da marca Gree vai parar de ser fabricado?

Nas últimas semanas vem circulando no Estado, informações de que a marca Gree, empresa que fabrica ar-condicionado, teria enviado sua última remessa ao Tocantins recentemente. 

O Dt entrou em contato com a marca que afirmou que a produção continua. Mas é possível que algumas empresas de eletrodoméstico parem de fabricar? 

O que se sabe é que o impacto econômico provocado pela invasão da Ucrânia pela Rússia tem deixado os eletrodomésticos mais caros aqui no Brasil. Mas o maior receio do momento é de que o conflito afete o fornecimento de matérias-primas como os insumos usados pelas siderúrgicas para produzir aço, um produto que compõe grande parte dos custos de fabricação dos bens duráveis. 

Devido ao aumento dos preços de metais (cobre e alumínio, mas também néon e paládio) e plásticos (derivados do petróleo), é muito provável que aparelhos de ar condicionado, frigoríficos ou televisões sejam diretamente afetados.

Os boatos geram sim uma preocupação, já que os custos da indústria já vinham subindo ao longo da pandemia. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Eletroeletrônicos (Eletros) o setor já vem sendo impactado por aumentos de custos, destacando que o aço atualmente está cerca de 200% mais caro que antes da pandemia.

Relacionadas

Compartilhe nas redes:

Rua José Pereira De Lima, 1975
Setor Campinas – Colinas do Tocantins
CEP: 77760-000

Contato: (63) 9 8148 7369
administrativo@diariotocantinense.com.br

© 2003-2024 - Diário Tocantinense. Todos os direitos reservados.