Estado do Tocantins enfrenta grande onda de calor com temperaturas recordes: 42°C em váriadas cidades

O Tocantins enfrenta uma intensa onda de calor que se estenderá até sexta-feira, com temperaturas acima de 40°C em várias cidades. Em Palmas, a máxima pode alcançar 42°C, enquanto Araguaína e Gurupi também registram calor extremo. A umidade relativa do ar está abaixo de 12%, o que aumenta o risco de queimadas e agrava a saúde pública, com baixa qualidade do ar e risco de desidratação. A previsão é de que esse quadro persista até a segunda quinzena de setembro, quando são esperadas as primeiras chuvas.

Previsão do Tempo no Tocantins

– Palmas: máximas de até 42°C.
– Araguaína: previsão de 40°C.
– Gurupi: temperaturas acima de 41°C.

Orientações para a População
– Evitar exposição ao sol entre 10h e 16h.
– Hidratar-se constantemente.
– Reduzir atividades físicas ao ar livre.

Impactos Ambientais e na Saúde
O tempo seco e a falta de chuvas favorecem a propagação de queimadas e pioram a qualidade do ar. Com a umidade baixa, a sensação de calor é ainda maior, levando a um aumento no número de atendimentos hospitalares relacionados a problemas respiratórios e desidratação. A Secretaria de Saúde de Tocantins recomenda cuidados especiais com crianças e idosos, que são mais vulneráveis a esse tipo de clima extremo.

Perspectivas
As condições climáticas só devem melhorar com a chegada de uma frente fria prevista para a segunda quinzena de setembro, quando se espera um alívio nas temperaturas e a chegada das primeiras chuvas.

 

Relacionadas

Compartilhe nas redes:

Rua José Pereira De Lima, 1975
Setor Campinas – Colinas do Tocantins
CEP: 77760-000

Contato: (63) 9 8148 7369
administrativo@diariotocantinense.com.br

© 2003-2024 - Diário Tocantinense. Todos os direitos reservados.