Palanques grandes e cheios não querem dizer que a eleição está vencida; candidatos se preparam para o 'teti à teti'

A maioria dos partidos políticos brasileiros e não é diferente no estado do Tocantins, já realizaram as suas convenções político-partidárias e aqui não é diferente, hoje (05), acontece as últimas convenções de acordo com o calendário eleitoral divulgado pelo próprio Tribunal Superior Eleitoral. Candidatos apoiam em fotos com o povo e outros com políticos. 

Neste fim de semana, estive acompanhando de perto o sentimento de várias pessoas da comunidade que defendem candidaturas A e B e também C, porém o que mais chamou a atenção foram os comentários, a esse colunista o que mais se ouvi dizer foi a seguinte frase: “Palanques grandes e cheios não quer dizer que a eleição está vencida”, por isso o tema desse artigo de opinião redigida por esse autor. A largada foi dada em várias cidades, uma com o apoio do Palácio e outras não, a imagem do governador circulou por todo o Tocantins, como apoiador a única polêmica foi em Colinas do Tocantins, que no post da candidata Raimundinha do MDB recebeu um recado direto de Barbosa, afirmando que o seu apoio na cidade é exclusivamente ao candidato a reeleição Kasarin (UB). Raimundinha encerrou ontem a sua convenção lotada sem a definição do vice e que contou com a presença do deputado estadual Olyntho Neto (Republicanos).

Estive em Palmas, esse fim de semana na sede do Republicanos para acompanhar o que de fato já tínhamos anunciado o vereador Pedro Cardoso como o candidato a vice-prefeito de Janad Valcari (PL), anuncio de confirmação veio por meio de Wanderlei Barbosa, após decisão da base parlamentar do Republicanos na Assembleia Legislativa. Palanque cheio de ex-amigos da União Brasil e também com a presença do ex-governador Marcelo Miranda, cheio dos contra que eram contra e agora todos juntos, mais a famosa ?Maldição do Palácio?, não quer dizer que a vitória certa. Uma coisa é certa palanque lotado não se ganha eleições e lembro-me que o ex-governador Marcelo Miranda, ganhou as eleições com o apoio apenas do PV de Marcelo Lelis e Cláudia Lelis. Eduardo Siqueira Campos, por sua vez, antes cheio do palanque pode ser a surpresa da vez em Palmas, com palanque pouco e sem os apoios antigos, ?Os amigos? do passado estão dessa vez, contra, por outro lado a colega de Jornalismo Roberta Tum, corre com a sua federação para lançar seu nome. Amastha parece que vai a vereador e Geo pode ou não pode ser homologado hoje, o que resta é aguardar, porém tem feito o trabalho de casa e com o apoio de Cinthia Ribeiro, mais ao que tudo indica sem a máquina massiva a sua volta.

Em Colinas nas últimas eleições os palanques de Fabricio Santana (PT), filho da ex-deputada, Amália Santana perdeu as eleições para o ex-prefeito, Adriano Rabelo que venceu e chegou a perder para Kasarin que não tinha ninguém no palanque e sem o apoio eleitoral de grandes nomes. Oliveirinha e Marcão seguem juntamente com Roni Farias e Raimundinha com apoios mais populares e menos da grande elite de políticos com mandatos. A regra é clara, muita gente apoiando (Políticos) e o povo ainda sem saber em quem votar. Ano atípico com vices colocados a seu bel-prazer sem trabalho prestado, uns com pensamento antigos de família pioneira, outros desconhecidos e só uma ex-prefeita Maria Helena que já tem um grande peso. Oliveirinha diz ser o grande azarão e trabalha com seu grupo para ter a melhor performance, a Raimundinha por sua vez, joga com o seu legado e apoio de Alexandre Guimarães e Olyntho Neto, e chegou a distribuir uma imagem com a foto de Barbosa, sendo advertida pelo tal. Kasarin na cidade disse ser candidato único, contudo já existem chapas homologadas e casa cheia em evento não quer dizer que a eleição está vencida, o eleitor quer mais do que palanque forte e fazer as coisas no último mandato, ele quer a coisa real e séria. Ser humilde e a principal arma para ganhar as eleições e já vi muita gente com a máquina e o ego cheio perder a eleição.

Em Araguaína, o ex-deputado e atual candidato a vice de Jorge Frederico perdeu as eleições para prefeito para o atual prefeito Wagner Rodrigues (UB), embora tenham palanques cheios, Wagner venceu as eleições e Elenil se perdeu no tempo, e foi passado por cima de um trator.

Em Guaraí onde passei ontem (04), percebi em uma feira onde comprei frango que o sentimento ao que tudo indicada e de continuidade e Fátima Coêlho parece que vencerá mesmo se não mudar as eleições. Pium cidade de Propicio Franco e do deputado Nilton Franco o sentimento que foi notado por nossa equipe e que dessa vez não tem para ninguém.

Em Xambioá, a atual prefeita reveu seu apoio e disse que apoiará em nota “”Meus amigos de Xambioá, após intensas reuniões, ouvindo e dialogando com nossos líderes, nosso povo, respeitando as diferenças e fortalecendo os vínculos democráticos, nessa conjuntura política, fizemos a opção de manter nosso apoio à candidatura do Dr. Mayck Câmara. Os diálogos foram produtivos e alguns alinhamentos foram imprescindíveis para o melhor ao nosso povo, à nossa cidade! Continuamos querendo o melhor para nossa cidade” afirmou, mais uma vez volto a dizer palanque cheio não quer dizer muita coisa na hora do voto.

Em Bandeirantes vejo o cenário cheio para o atual prefeito que assumiu após a morte Zé Mario Zambon e que teria até ganhado o apoio de Sandoval Cardoso, entretanto vejo com um grupo menor e apoio apenas de Eduardo do Dertins, Blena Ludmilla, lutando contra tudo e contra todos para chegar lá. A memória do povo pode se ser ativada, e pode ser um fato imprescindível caso queiram relembrar o passado e dar uma surpresa nas urnas.

A eleição começa agora e temos até outubro para votar, mas esse texto fica claro para quem quer entender que palanque cheio sem o povo não é tudo!

Relacionadas

Compartilhe nas redes:

Rua José Pereira De Lima, 1975
Setor Campinas – Colinas do Tocantins
CEP: 77760-000

Contato: (63) 9 8148 7369
administrativo@diariotocantinense.com.br

© 2003-2024 - Diário Tocantinense. Todos os direitos reservados.