Ter sempre a casa limpa é indispensável para evitar problemas respiratórios. Afinal, a limpeza regular pode diminuir a presença de alérgenos e poluentes que afetam a qualidade do ar que respiramos e, consequentemente, a nossa saúde respiratória.
No entanto, por não saber mais sobre a relação da limpeza com a qualidade do ar e da saúde respiratória, seja para o dia a dia, ou mesmo para quem fez uma rinoplastia no Brasil, por exemplo, muitas pessoas não se atentam a esses aspectos na rotina. Sendo assim, é comum desenvolver problemas sérios, que poderiam ser evitados, apenas com uma boa faxina em casa, de 15 em 15 dias, pelo menos.
A seguir, listamos algumas dicas simples, mas que farão toda a diferença para manter seu lar livre de agentes que podem causar ou agravar problemas respiratórios. Quer saber mais e conferir todas as nossas dicas? Então fique com a gente até o final e não perca nenhum detalhe!
A importância da higiene do ambiente, para evitar problemas respiratórios
A limpeza regular das superfícies é fundamental para evitar problemas respiratórios. Ou seja, a poeira, os ácaros e outros alérgenos se acumulam em móveis, prateleiras e bancadas e, assim, podem causar muitas crises alérgicas e respiratórias.
Para evitar que isso aconteça, utilize panos úmidos para limpar essas superfícies. Dessa forma, você evita que a poeira se espalhe pelo ar.
Aspirar e lavar seus tapetes e carpetes também é uma boa dica, visto que esses itens são grandes acumuladores de poeira e ácaros. E, para evitar problemas respiratórios, aspire-os com um aspirador de pó com filtro HEPA, que funciona bem na retenção de partículas finas.
Além disso, lave-os periodicamente para eliminar sujeiras mais profundas. O ideal é fazer uma lavagem pesada, esfregando bem e com produtos desinfetantes, pelo menos 1 vez a cada 30 dias, se possível.
Faça a manutenção das cortinas e persianas
Cortinas e persianas também podem acumular muita poeira e, por isso, você deve fazer a limpeza desses itens com bastante frequência.
Sendo assim, lave as cortinas de acordo com as instruções do fabricante e sempre limpe as persianas com um pano úmido. Essa rotina de limpeza ajuda a evitar problemas respiratórios causados pela inalação de poeira acumulada.
Cuidados com a cama para evitar problemas respiratórios
Pode não parecer, mas a nossa cama também faz toda a diferença na hora de evitar problemas respiratórios. Então, trocar e lavar as roupas de cama toda semana também é uma boa medida para evitar esse tipo de problema.
Sempre se lembre que os lençois, as fronhas e o edredom podem acumular ácaros e outros alérgenos que podem causar crises alérgicas. Sendo assim, se possível, lave-os em água quente para eliminar esses agentes.
Os colchões e travesseiros também precisam de atenção. Dessa forma, aspire os colchões regularmente e utilize capas protetoras antiácaros. Lave os travesseiros seguindo as instruções do fabricante, para evitar problemas respiratórios que os ácaros e outros alérgenos podem causar.
Controle a umidade na sua casa
Ambientes úmidos também podem favorecer a proliferação de mofo e ácaros, que são muito prejudiciais à nossa saúde respiratória. Então, use desumidificadores para manter a umidade relativa do ar entre 40% e 60%, para evitar problemas respiratórios.
Além disso, manter uma boa ventilação nos ambientes também ajuda a evitar problemas. Sendo assim, abra as janelas e as portas todos os dias, para deixar a circulação de ar fresco e a dispersão de poluentes internos. Evite também o uso de ventiladores em excesso, pois isso pode levantar mais poeira e alérgenos.
Limpe seus aparelhos domésticos
Os filtros do ar-condicionado acumulam poeira e outros poluentes que podem ser prejudiciais à saúde respiratória. Sendo assim, sempre limpe ou troque os filtros, segundo as recomendações do fabricante, para evitar problemas respiratórios.
Também é importante fazer a higienização de umidificadores, que são úteis para manter a umidade do ar, mas precisam ser limpos regularmente para evitar a proliferação de fungos e bactérias. Porém, siga as instruções do fabricante para fazer a limpeza adequada, e troque a água todos os dias antes de utilizar o aparelho.
Como prevenir os alérgenos e evitar problemas respiratórios?
Ácaros são uma das principais causas de problemas respiratórios. E, para controlar esses alérgenos, você precisa manter sua casa limpa e arejada. Lave também as roupas de cama em água quente e utilize capas protetoras em colchões e travesseiros.
Ademais, a poeira também é um dos principais alérgenos domésticos. Sendo assim, para evitar problemas respiratórios, sempre limpe a sua casa com panos úmidos, aspire tapetes e carpetes, e evite o acúmulo de objetos que possam acumular poeira.
Os animais de estimação também podem ser fontes de alérgenos, como pelos e caspa. E, para evitar problemas respiratórios, você deve manter os animais fora dos quartos, escová-los regularmente e limpar suas áreas de convivência com bastante frequência.
Outras dicas para evitar problemas respiratórios
Uma boa dica para evitar problemas respiratórios é apostar em produtos de limpeza naturais. Produtos de limpeza convencionais podem liberar compostos orgânicos voláteis (COVs) que são prejudiciais à saúde respiratória.
Sendo assim, opte por produtos de limpeza naturais ou faça suas próprias soluções com ingredientes como vinagre e bicarbonato de sódio, para evitar qualquer problema, como rinite ou alergias, por exemplo.
Além disso, lave os brinquedos de pelúcia e outros objetos que acumulam poeira, regularmente. Afinal, isso ajuda a evitar problemas de saúde com relação ao sistema respiratório, principalmente em crianças que têm contato frequente com esses itens.
Evite também o acúmulo de objetos, pois isso facilita que a poeira se acumule e dificulta a limpeza. Então, mantenha a casa organizada e livre de itens desnecessários para evitar qualquer problema no futuro.
Manter a casa limpa e organizada é indispensável para evitar problemas respiratórios. Assim, adotar essas dicas simples de limpeza, como a higienização regular de superfícies, roupas de cama e aparelhos domésticos, pode fazer uma grande diferença na qualidade do ar e na saúde de maneira geral.
Além disso, controlar a umidade e evitar o acúmulo de alérgenos são medidas simples, mas que realmente funcionam, para garantir um ambiente saudável e livre de agentes que causam ou agravam problemas respiratórios.
Com essas dicas, você pode criar um ambiente mais seguro e confortável para você e sua família. Até a próxima!
Link para compartilhar: