Os bombeiros fizeram algum progresso na contenção das chamas em Los Angeles, mas ainda há seis incêndios. Os maiores, em Palisades e Eaton, estão apenas 8% e 3% controlados. A situação é diferente para o incêndio Kenneth (50% contido), o incêndio Hurst (70%) e o incêndio Lidia nas colinas ao norte de Los Angeles (98%). O incêndio mais recente, em Archer, está fora de controle, cobrindo apenas 19 acres. A informação é do Vaticano e de autoridades americanas.
Em telegrama neste sábado 11 de janeiro de 2025, endereçado ao arcebispo de Los Angeles, dom José H. Gomez, o Papa Francisco expressa sua tristeza “pela perda de vidas e pela destruição generalizada provocada pelos incêndios” que atingem esta região da Califórnia.
O apelo à solidariedade às vítimas dos incêndios em Los Angeles. Na mensagem assinada pelo cardeal secretário de Estado Pietro Parolin, o Santo Padre assegura sua proximidade espiritual ao prelado e às comunidades atingidas e confia “as almas dos falecidos à misericórdia amorosa de Deus Todo Poderoso”, enviando suas “sinceras condolências” aos que choram a sua perda, destacou o Papa em Comunicado ao DT.
O Pontífice disse também estas rezando pelas equipes de emergência e concede a sua Bênção a todos, como “promessa de consolação e força no Senhor”.
Até o momento conforme as autoridades americanas em comunicado ao Pontífice, ao menos 11 pessoas morreram e 150 mil foram evacuadas em função dos devastadores incêndios que atingem a região de Los Angeles. Além da perda de vidas humanas, o fogo deixou um rastro de destruição, com perdas econômicas entre US$ 135 a US$ 150 bilhões.
Na última quinta-feira, 11 de janeiro de 2025, o arcebispo de Los Angeles convidou os fiéis a serem “o instrumento por meio do qual Deus mostra seu amor, compaixão e cuidado para com aqueles que sofrem” e para “levar conforto aos nossos vizinhos neste momento de desastre”, ajudando-os também a reconstruir.
Link para compartilhar: