Vice-governador destacou legado como prefeito de Gurupi, propostas para saúde e educação e valorização da comunicação pública
Por Diário Tocantinense
Colinas do Tocantins (TO)
O vice-governador do Tocantins, Laurez Moreira (Republicanos), apresentou oficialmente nesta semana seu projeto de pré-candidatura ao governo estadual para as eleições de 2026. Em entrevista concedida ao Diário Tocantinense, Laurez enfatizou o legado de sua gestão como prefeito de Gurupi, defendeu investimentos em infraestrutura e saúde para o interior e reforçou a importância da comunicação institucional como ferramenta de aproximação com a população.
“Nós terminamos a gestão em Gurupi com mais de 90% de aprovação, quase 100% de pavimentação urbana e mais de 2.500 casas populares entregues“, destacou. Laurez também ressaltou que, como vice-governador, mantém diálogo constante com lideranças municipais e que sua trajetória política — iniciada como vereador em Aliança do Tocantins — o credencia para disputar o Palácio Araguaia.
Legado em Gurupi e experiência política
Ao longo da entrevista, Laurez lembrou seu histórico público, que inclui três mandatos como deputado estadual, dois mandatos como deputado federal, além do período como secretário de Indústria, Comércio e Turismo no governo Siqueira Campos. “Conheço cada canto deste estado, e acredito que essa vivência é fundamental para preparar o Tocantins para o futuro”, afirmou.
Entre os feitos à frente da prefeitura de Gurupi, Laurez citou a construção de seis centros municipais de educação infantil (CMEIs), oito unidades básicas de saúde (UBSs) e programas voltados à agricultura familiar e à tecnologia educacional.
Anel viário e polo universitário em Colinas
A respeito das demandas locais, o vice-governador apontou a necessidade urgente da construção de um anel viário em Colinas do Tocantins, a fim de desafogar o trânsito pesado de caminhões na área urbana. Laurez também mencionou planos para fortalecer o setor de saúde do município, transformando Colinas em um polo regional da área.
Questionado sobre o projeto de implantação de um curso de medicina na cidade, ele relembrou a experiência de sua gestão em Gurupi. “Transformei um centro universitário em universidade e implantei cursos de medicina em Paraíso do Tocantins. Defendo essa expansão como estratégia de desenvolvimento”, afirmou.
Estratégia política e alianças para 2026
Sobre articulações partidárias, Laurez preferiu adotar cautela. Destacou que alianças políticas, como o apoio do chamado “G5” — grupo que reúne prefeitos das maiores cidades do Estado — serão tratadas “no momento apropriado, durante as convenções partidárias”.
“Política muda como nuvem, já dizia Tancredo Neves. Mas é essencial apresentar propostas sólidas e conhecer a realidade do nosso povo. Apoios vêm com trabalho e credibilidade”, pontuou.
Laurez reconheceu a importância de nomes que surgem no cenário de apoio, como o ex-deputado estadual Stalin Bucar, mas reafirmou que o principal foco, neste momento, é construir um plano de governo consistente.
Infraestrutura, juventude e comunicação como prioridades
Entre as prioridades de seu eventual governo, Laurez defendeu a valorização da escola em tempo integral e a formação técnica dos jovens. Para ele, o Tocantins precisa investir em parcerias público-privadas para qualificar estudantes e fomentar o empreendedorismo.
Também criticou falhas estruturais recentes, como o desabamento de uma ponte entre o Tocantins e o Maranhão, que vitimou diversas pessoas. “Falta manutenção adequada. Precisamos de uma gestão que trate a infraestrutura como prioridade”, declarou.
Sobre a comunicação oficial, destacou: “A imprensa é um instrumento de fiscalização e de auxílio à boa gestão. Deve ser valorizada como parceira na transparência pública”, concluiu.
Homenagem a Sarney e a valorização do Tocantins
Na entrevista, Laurez também prestou homenagem aos 95 anos do ex-presidente José Sarney, reconhecendo sua importância histórica, apesar de recordar o veto inicial à criação do Estado do Tocantins. Citou ainda lideranças como Juscelino Kubitschek, Siqueira Campos e Leonel Brizola como inspirações para sua trajetória.
Por fim, Laurez defendeu que o senador Eduardo Gomes, atualmente presidente em exercício do Congresso Nacional, representa a força política do Tocantins no cenário nacional. “Temos competência para ocupar os principais espaços da política brasileira”, finalizou.
Link para compartilhar: