â??Colorindo o Mundoâ?? foi uma das exposições selecionadas através do edital de uso da Galeria Municipal de Artes

Da Redação

Representações do Cerrado Tocantinense e autorretratos e jovens artistas estão em exibição na exposição ‘Colorindo o Mundo’, aberta nessa quarta-feira, 04, na Galeria Municipal de Artes e disponível para visitação até 03 de abril, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h e aos sábados das 08h30 às 12h.

Realizada por estudantes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) – campus Palmas, ‘Colorindo o Mundo’ foi uma das exposições selecionadas através do edital de uso da Galeria Municipal de Artes. Promovido pela Fundação Cultural de Palmas (FCP), o edital tem como finalidade democratizar e promover diversidade na ocupação da Galeria.

Organizador da exposição, Pablo Marquinho, falou sobre a importância de um edital que possibilite estudantes expor em uma Galeria de Artes. “Essa exposição na Galeria é uma porta, na verdade um portão, que a FCP abre que faz com que eles se sintam muito em casa. Estimula a buscarem novos projetos. Quando eles se veem produzindo para a Galeria, os outros se veem mais perto e sentem que podem frequentar e também produzir para a Galeria, que a arte pode ser acessível, isso diminui essa elitização que a arte tem e que é algo que atrapalha a nós artistas”, disse.

Tendo o Cerrado tocantinense como fonte de inspiração o projeto ‘Colorindo o Mundo’ é formado por um grupo de acadêmicos que desenvolvem projetos de pesquisa, extensão e produção artística, no Campus Palmas do IFTO, sobre a coordenação do professor Pablo Marquinho e apoio dos grafiteiros, Bruno Cacuda e Lud Bird. Junto ao projeto estão vinculados dez estudantes do ensino médio integrado aos diferentes cursos técnicos oferecidos pela instituição. 

“Esse é um grande momento para todos nós, porque é nossa primeira exposição. Agora podemos bater no peito e dizer, somos artistas. A arte inspira também em outras áreas, quando fazemos outras atividades. É muito importante para a vida”, afirmou o jovem expositor, Guilherme Henrique Lopes.

“É muito bacana ver essa produção, a gente fica imaginando cada artista a partir do que foi registrado em tela. Eu achei espetacular, uma exposição que para além de retratar a si, seu universo, os artistas também retratam nosso mundo, o mundo do cerrado. Essa exposição é fruto de um edital, e é muito bom ver um resultado que mostra a riqueza dos nossos artistas”, afirmou o presidente da FCP, Giovanni Assis.

Artistas

Amanda Tales

Ana Letícia Melo Pereira

Athos Pavuna Nunes Gualberto

Fernanda Camargo

Guilherme Henrique

João Victor Cunha Araujo

Lucas Fernandes

Maria Eduarda Lima

Miguel Lobo

Pedro Henrique Oliveira

Serviço

Exposição – Colorindo o Mundo

Onde – Galeria Municipal de Artes- Espaço Cultural José Gomes Sobrinho

Quando – de 04/03/2020 a 04/04/2020 das 08 ás 18h (Assessoria de imprensa)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp