De janeiro até o momento foram eutanasiados 20 animais positivos

Da Redação

Com objetivo de evitar a disseminação de mormo, doença infectocontagiosa que acomete equídeos e pode ser transmitida ao homem, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), por meio da Portaria nº 339, de 4 de novembro, suspendeu a ocorrência de quaisquer eventos com aglomerações de equídeos em Filadélfia, Nova Olinda e Marianópolis, e consequentemente restrições na realização de eventos abertos em mais 13 municípios vizinhos. De janeiro até o momento foram eutanasiados 20 animais positivos.

O último caso ocorreu no município de Marianópolis. “Como Filadélfia e Nova Olinda também são considerados focos por ter registrado casos e ainda não ter sido finalizado o saneamento, estão proibidos de realizarem eventos de qualquer natureza que contenha equídeos, as outras 13 regiões limítrofes só poderão realizar eventos fechados que sejam avaliados e fiscalizados pela Agência” alerta a responsável pelo Programa Estadual de Sanidade dos Equídeos da Adapec, Isadora Mello Cardoso.

Todas as medidas sanitárias são preconizadas pelas normas federais de controle e erradicação da doença do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Os locais que fazem divisa com os municípios citados, e que portanto estão suspensas cavalgadas, tropeadas e qualquer evento dessa natureza são: Araguaína, Pau D’arco, Bandeirante, Colinas do Tocantins, Babaçulândia, Barra do Ouro, Goiatins, Palmeirante, Pium, Caseara, Divinópolis do Tocantins, Monte Santo e Chapada de Areia.

Adapec orienta

A agência orienta que em casos de suspeita da doença, o produtor rural deve notificar imediatamente a Adapec em uma das suas unidades ou pelo Disque Defesa 0800 063 11 22, bem como denunciar o trânsito clandestino de animais.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp