Segundo a Adetuc, a ação faz parte de uma série de encontros virtuais que estão sendo realizados pela agência

Da Redação

A Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa do do Tocantins (Adetuc) realizou, nesta segunda-feira,11, uma videoconferência com prefeituras e empresários das regiões turísticas do Vale dos Grandes Rios. A ação faz parte de uma série de encontros virtuais que estão sendo realizados pela agência para discutir elaboração de um plano para a retomada das operações turísticas no estado que foram fortemente impactadas pela pandemia.

A videoconferência abriu ainda a oportunidade para os gestores municipais expor a realidade local de enfrentamento da covid-19. É o caso de Guaraí, município, situado a 192 km de Palmas. Segundo a prefeita, Lires Teresa Ferneda, apesar do comércio estar funcionando, os casos da covid-19 surgiram devido ao intenso movimento de caminhoneiros que cruzam a cidade pela BR-153, passando de 6 mil por dia.  Hoje o município contabiliza 10 casos de Covid-19.

“Nosso comércio está funcionando sem histórico de contaminação, mas estamos adotando todas as medidas preventivas, e, realmente precisamos cuidar dos pequenos empresários, das famílias menos favorecidas, permitindo que as atividades econômicas funcionem com os devidos cuidados”, afirmou.

Preocupado, o prefeito de Araguanã, Hernandes Brito, pediu um protocolo para o retorno da temporada de praias, destacando a importância deste atrativo para o município. “Precisamos estudar um jeito das nossas praias voltar a receber as famílias”, reiterou.

Recomendações

A representante do Fórum Permanente do Turismo da Universidade Federal do Tocantins, Simone fortes, apresentou alguns indicativos apontados por especialistas da universidade que podem ajudar o setor. Simone Fortes recomendou a adoção de incentivos para que os ribeirinhos que atuam como canoeiros nas praias possam trabalhar com lavoura e pesca neste momento. “Ao todo, são aproximadamente 20 mil que poderiam ter sua renda incrementada com incentivos”, acrescentou. Fortes.

A representante do Fórum também recomendou a criação de protocolos de hospitalidade e higienização e a realização de testagem de todos os colaboradores que permaneceram em atividade   “A academia está disponível para colaborar neste momento difícil para aprofundarmos o diálogo ”, afirmou.

Planejamento

A videoconferência foi conduzida pelo presidente da agência e secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Tom Lyra e mediada pela superintendente de Operações Turísticas e Projetos Estratégicos, Maria Antônia Valadares.

O secretário esclareceu aos gestores que o Governador Mauro Carlesse está preocupado com a situação das pessoas que dependem do Turismo, setor fortemente impactado pela pandemia.

Tom Lyra destacou ainda a importância da elaboração de planejamento das ações para retomada do Turismo pós-pandemia e para isto conta com o apoio técnico dos municípios. “Esta reunião é parte deste processo, entre outras que acontecerão e contamos com o apoio de todos, de forma participativa na elaboração deste plano de retomada ”, afirmou.  Nesta terça-feira, a videoconferência será com os municípios da Região do Bico do Papagaio. (Assessoria de imprensa)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp