Oportunidade de atualização e aperfeiçoamento científico, já estão confirmadas as presenças mais de 20 conferencistas.

Da Redação

Porto Nacional irá receber, entre 3 e 7 de junho, o XII Congresso Nacional de Ecoturismo (Conecotur) e o VIII Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação (EcoUC), considerados os maiores eventos do setor no Brasil. Com parceria da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e o tema "Como integrar as Unidades de Conservação a partir de sua viabilidade econômica", esta será a primeira vez que estes eventos serão realizados no bioma Cerrado.

Oportunidade de atualização e aperfeiçoamento científico, já estão confirmadas as presenças mais de 20 conferencistas nacionais nas áreas de ecoturismo de diversas instituições. Entre eles, os professores doutores Zysman Neiman (Universidade Federal de São Paulo) e Milton Augusto  Pasquotto (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), que abrirão a programação com a conferência e debate com o tema “Do Ecoturismo ao Turismo de Base Comunitária: panorana brasileiros dos últimos 20 anos”.

Haverá ainda mesas redondas sobre a relação do ecoturismo com áreas protegidas, espeleologia, pesca esportiva, interação com a fauna silvestre e saúde. Também serão formados grupos de trabalho que discutirão os eixos temáticos ‘Educação e Interpretação Ambiental no Ecoturismo’, ‘Manejo e Conservação dos Recursos Naturais através do Ecoturismo’, ‘Planejamento e Gestão do Ecoturismo’, ‘Envolvimento Comunitário no Ecoturismo’, ‘Ecoturismo e Geoconservação’ e ‘Políticas Públicas em Ecoturismo’, dentro dos quais serão apresentadas as pesquisas inscritas.

A conferência de encerramento com o tema ‘Geoturismo e Ecoturismo: suas interfaces conceituais e práticas’, será proferida pela professora doutora Nadja Maria Castilho da Costa (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)

O comitê organizador local é composto por professores, técnicos e estudantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), ITPAC Porto e Prefeitura Municipal de Porto Nacional.

Segundo a professora doutora Rosane Balsan (UFT), uma das responsáveis pela vinda desse importante evento nacional no Tocantins, o XII Conecotur é uma oportunidade única para pesquisadores, profissionais, estudantes e comunidade interessada em debater o tema. “Vale salientar que estamos em um Estado com um dos maiores potenciais de recursos e atrativos turísticos desta modalidade de turismo”, conclui.

Mais informações:

https://conecotur-ecouc.webnode.com

https://www.facebook.com/Conecotur/

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp