Segundo o gestor, os leitos de UTI exigem regras específicas para que sejam habilitados junto ao Ministério da Saúde, o que exige o trabalho prévio de verificação das adequações.

Da Redação

Em uma articulação direta com o Governo do Estado, por meio do secretário de saúde, Edgar Tollini, o prefeito de Colinas, Adriano Rabelo, conseguiu apoio para implantação de 10 leitos de UTI no Hospital Municipal de Colinas. A reunião entre Rabelo e Tollini aconteceu na manhã desta sexta-feira, 14.

De acordo com o prefeito, a gestão dos leitos será compartilhada. “O Estado vai fazer toda a manutenção e operação sobre os 10 leitos de UTI na ala exclusiva para tratamento de pacientes com covid-19”, afirmou Rabelo.

Com isso, o hospital público de Colinas será a única unidade hospitalar do estado a contar com leitos de UTI. “Vai ser a única cidade do estado que tem hospital municipal com UTI. Nenhum outro município, seja Palmas, Araguaína, ou Gurupi, tem hospital municipal com UTI”, comemorou Adriano Rabelo.

O secretário de saúde do estado, Edgar Tollini, informou ao Diário Tocantinense que uma equipe técnica já se deslocou para Colinas nesta sexta-feira para dar início às análises das condições estruturais da unidade para implantação dos leitos. “Nós vamos fazer todas as análises técnicas e estruturais pertinentes às condições, mas existe o interesse do Estado em apoiar. O governador determinou que seja atenção máxima”, afirmou Tollini.

Segundo o gestor, os leitos de UTI exigem regras específicas para que sejam habilitados junto ao Ministério da Saúde, o que exige o trabalho prévio de verificação das adequações. “É uma fase de análise, mas com muita celeridade. A equipe das engenharias clínica e estrutural já estão lá hoje cedo, porque, se eventualmente for preciso fazer modificação, nós vamos fazer e apoiar o prefeito. O Estado apoia a prefeitura, colocando à disposição o máximo de estrutura que nós temos”, completou o secretário.

No ofício apresentado por Adriano Rabelo articulou junto ao secretário, o prefeito solicita o verba de R$ 1 milhão para manutenção do Hopital Municipal de Colinas. Com o recurso, além de implantar as UTIs, também será possível retomar a prestação de uma série de outros atendimentos na unidade, como a maternidade.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp