Segundo o Ruraltins, a primeira colheita já está prevista para os próximos 20 dias, na fazenda Trigueira, em Pium

Da Redação

As unidades demonstrativas (UDs) de Arroz consorciado ao capim forrageiro, implantadas pelo Governo do Tocantins e parceiros no início do ano vêm mudando a realidade no campo, mostrando que a pesquisa aliada à extensão rural é a aposta certa dos produtores rurais em termos de conservação e fertilidade do solo, produtividade e principalmente rentabilidade na produção.

Por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins) em parceria com a Embrapa Arroz e Feijão, empresas privadas e produtores, quatro UDs foram implantadas e servirão de vitrines agrícolas para o produtor rural sobre a transferência de tecnologia voltada para formação e recuperação de pastagem. A primeira implantada foi na fazenda Trigueira, em Pium; em seguida na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, em Novo Acordo; a fazenda Três Ipês, município de Peixe e a quarta em Miracema, na fazenda Lagoa dos Patos.

A primeira colheita já está prevista para os próximos 20 dias, na fazenda Trigueira, em Pium. Lá, foram 60 hectares de arroz terras altas cultivar BRS A501 consorciado com o Brachiaria Ruzizienses, com uso da Tecnologia Clearfield, visando a recuperação da pastagem. A expectativa do proprietário, André Renovato, é melhorar as condições de plantio e ainda minimizar os riscos da produção e maximizar a produtividade.

Em Novo Acordo, o produtor Marcos Hulm, da Fazenda Nossa Senhora Aparecida, é um dos que está recebendo assistência técnica por meio da parceria firmada entre o Ruraltins, Embrapa e empresas privadas. O plantio de 30 hectares de arroz BRS consorciado com a forrageira Massaí, sendo 15 hectares destinados à UD, vem apresentando resultados satisfatórios no seu crescimento em apenas 85 dias de plantio.

O proprietário investiu nos cultivos de arroz e forrageira para garantir palhada à soja e capim para o gado na entressafra. Para o produtor Marcos Hulm, essa parceria só tem a somar, tanto para o Estado quanto aos produtores, com o uso de tecnologia Clearfield que vão agregar valor às atividades do pecuarista e do sojicultor com adoção de novas práticas de manejo da lavoura.

“Para nós é muito interessante, há uma expectativa muito boa por estarmos usando uma tecnologia nova que vai agregar valor à propriedade em termos de produção e de tecnologia implantada”, enfatizou.

O gerente de Agricultura do Ruraltins, Edmilson Rodrigues de Sousa, explica que além do acompanhamento, os produtores também conduziram corretamente o cultivo, fazendo as adubações e aplicações de fungicidas, e que não faltou chuva para o crescimento vegetativo do plantio.

“O arroz já está todo cacheado, e o seu crescimento vegetativo está indo muito bem. A proposta era realizar neste mês um dia de campo com a finalidade de difundir a tecnologia, porém tivemos que cancelar. Mas seguimos acompanhando o cultivo de todas as unidades, principalmente a colheita para levantado todos os custos”, frisou. (Assessoria de imprensa)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp