HÁ 3 anos e meio o criador de gado Divino Dias Soares comprou terras em Palmeiras do Tocantins onde também funciona a criação de aves para o abate .

Kessa Rubia

O Agropecuarista Divino Dias Soares entrou para o ramo da agropecuária ainda no ano de 1974. E há três anos e meio entrou para os negócios de aviários ,criação de frango para o abate.

Com várias propriedades na região do Tocantins e apaixonado por terra, o agropecuarista buscou desbravar a Região do Bico do Papagaio, precisamente Palmeiras Tocantins. O fazendeiro conta que comercializava gado na região há algum tempo quando se interessou na fazenda onde era instalada uma granja.

Com a oportunidade de comprar as terras, não hesitou, agora além de tocar os negócios de compra, venda e criação de gado, conta também com uma fonte de renda a mais que é a criação de frango. ”Me ofereceram a fazenda onde achei qualidade das terras, no local  ,e na granja e  hoje tenho uma renda favorável e  a 3 anos tocamos a granja” .O agropecuarista ressalta o bom convívio com os sócios e o amor que tem pela região .

Com a ajuda dos sócios que cuidam da granja, o agropecuarista é um integrado de um frigorifico da região, Samuel um dos sócios conta como o negócio funciona: ”O integrado ,entra com o galpão, mão de obra e custos internos ,e a empresa traz os pintinhos,  ração, medicamentos necessários e assistência técnica  até o ponto da  retirada para o abate que é de 45 dias. “afirma Samuel

O galpão da granja tem a capacidade para abrigar 60mil aves, para maior comodidade das aves que estão para a engorda o frigorifico envia cerca de 56 mil pintinhos .As aves neste período consomem 1,6kg de ração por quilo de carne .Ainda de acordo com as informações do criador Samuel quanto mais confortáveis estiverem as aves ,maior é a engorda .A perca de aves é de 2,5% a 3% e cada ave sai com a faixa de 2,800kg de produção de carne.

Ainda segundo o criador é necessário que o galpão tenha  iluminação, ventilação e higiene. Os frangos com até 15 dias de vida recebem uma vacina que é aplicada pela equipe técnica da empresa.

Após a entrega para o abate a granja passa por um processo de higienização para o recebimento de novo lote, o intervalo é de aproximadamente 15 dias.

De acordo com as informações de Samuel ,o município de Palmeiras alojam mais de 2 milhões de aves e uma parte da  produção da granja da fazenda é destinada para o abate em Arguianópolis no Tocantins .Depois que as aves são retiradas a cama de frango se transforma em adubo orgânico usado na própria fazenda .

A fazenda além da criação de gado ,produção de frangos ainda conta com tanques de criação de peixes somente para consumo, tornando a fazenda uma das  mais produtivas da região .

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp