O estudo ouviu 250 eleitores no dia 6 de novembro e tem margem de erro de 5,9 pontos percentuais e nível de confiança de 95%

Da Redação

A primeira rodada de pesquisa do Instituto ABR (iABR) em Rio dos Bois, na região central do Tocantins, revelou um cenário com grande vantagem para a reeleição do prefeito Moacir Oliveira (DEM) nas eleições de 2020. O  gestor tem cerca de 75 pontos percentuais de vantagem à frente do segundo e terceiro colocado, Professor Benedito (MDB) e Gercione Oliveira (Solidariedade), respectivamente, na consulta estimulada.

O estudo ouviu 250 eleitores no dia 6 de novembro e tem margem de erro de 5,9 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

Pesquisa espontânea

Na pergunta espontânea, na qual o entrevistador não informa os nomes dos candidatos, Moacir Oliveira é citado por 78,4% dos eleitores. Professor Benedito é mencionado por 7,6% e Gercione Oliveira por 7,2%. Os demais 6,8% não informaram nenhum candidato ou não opinaram.

Pesquisa estimulada

Ao serem apresentados aos nomes de todos os candidatos aptos na disputa, os eleitores de Rio dos Bois mantiveram o cenário favorável a Moacir Oliveira. O prefeito tem 82,8% das intenções de voto, enquanto que Professor Benedito tem 7,6% e Gercione Oliveira figura com 7,2%. Os que não sabem ou não opinaram são 2,4%.

Rejeição

O iABR também perguntou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Gercione tem a maior rejeição (38,4%), seguido por Benedito (27,2%) e Moacir (6,4%). Os demais 28,0% disseram que poderiam votar em qualquer um dos três candidatos ou não responderam.

Expectativa de vitória

Independentemente em que irão votar, 87,6% dos eleitores entrevistados afirmaram que Moacir Oliveira continuará sendo prefeito de Rio dos Bois. A vitória de Gercione Oliveira é certa para 4,4%, enquanto que 3,2% afirmaram que o vitorioso das eleições será Professor Benedito. Os outros 4,8% informaram não saber quem vencerá o pleito ou não opinaram.

Metodologia

O iABR ouviu 250 eleitores de Rio dos Bois no dia 06/11/2020. A pesquisa abrangeu cinco regiões do município: Posto Rio dos Bois, Setor Beira Rio, Centro, Ayrton Senna, e Jabaquara. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro está estimada em 5,9 pontos percentuais para mais ou para menos. O estudo está registrado no TSE com o número TO09777/2020. Responsável: Instituto ABR de Educação, Esportes, Cultura e Cidadania ? CNPJ: 24.428.494/0001-78.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp