O vírus foi identificado no fim de 2020 no Reino Unido e duas pessoas do Estado de São Paulo já teriam sido infectadas

Da redação

Após o Estado de São Paulo registrar dois casos da variante coronavírus, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), emitiu nota sobre o caso. Segundo a Agência, a recomendação é para que todos os laboratórios adotem medidas para detectar a nova cepa de exames.

A Anvisa ressalta que no Brasil existem diversos produtos regularizados, seguros e eficazes para o diagnóstico do Covid-19, mesmo para esta cepa variante. “Os laboratórios devem estar atentos às informações das instruções de uso e adotar medidas que favoreçam o diagnóstico, como a utilização de produtos voltados a diferentes alvos virais".

Entenda

O vírus foi identificado no fim de 2020 no Reino Unido e segundo a Folha de São Paulo, duas pessoas contraíram a nova variante, uma das pessoas é uma mulher de 25 anos que mora em São Paulo e que se infectou após ter contato com viajantes que passaram pelo território britânico. O outro é um homem de 34 anos, também da capital paulista, que teve contato com ela.

Nota da Anvisa ao Diário

A Anvisa emitiu uma nota para que os laboratórios, adotem medidas para detectar a nova cepa em exames. A maioria dos ensaios moleculares, do tipo PCR (Reação de Cadeira Polimerase), regularizados no Brasil, utilizam mais de um alvo, o que reduziria o impacto ao diagnóstico

O monitoramento da circulação não é de competência da Anvisa e sobre a vacina, até o momento, a Anvisa não recebeu pedido de uso emergencial ou de registro de vacina para Covid-19.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp