Na ocasião o presidente eleito disparou: "negro de alma branca; negro bom"

Da redação

O caso aconteceu nesta segunda-feira, 20, após o vereador Marcos Duarte, eleito o novo presidente da Câmara Municipal de Araguaína para o biênio 2023/2024, durante uso da fala, proferir uma frase racista ao se dirigir ao vereador Alcivan, que é negro.

Na ocasião o presidente eleito disparou: "negro de alma branca; negro bom". Uma frase totalmente racista, segundo o Movimento Coletivo Somos, que em seguida publicou nas redes sociais a fala lamentável do presidente. 

“Essa mensagem, que está totalmente disfarçada de elogio, traz consigo um racismo que não deve ser mais tolerado. Em uma só frase ele reforça a ideia de que uma pessoa negra só é digna de elogio se for comparada às características brancas. Totalmente INACEITÁVEL! Essa fala racista não atinge somente o vereador Alcivan, mas a maioria da população de Araguaína, do Tocantins e do Brasil que é NEGRA. Inclusive Marcos Duarte tinha ciência do caráter racista da fala, a ponto de relembrar durante seu discurso um pronunciamento racista idêntico ao seu, proferido anos atrás por um Ministro do Supremo”, diz trecho da publicação do Movimento no Instagram. 
 
Após repercussão do caso, o vereador lamentou o ocorrido, justificou que sua intenção não era a de fomentar o racismo e pediu desculpas ao colega. “O termo “branco” usado em sua fala não foi como uma forma pejorativa e que em nenhum momento fomentou o racismo. Mas de qualquer forma pede desculpas ao amigo vereador Soldado Alcivan e a todos aqueles que se sentiram ofendidos”, disse Duarte.

O Movimento Coletivo Somos, afirmou que vai cobrar uma posição da Comissão de Ética da Casa e entrará com um agravo no Ministério Público.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp