O encontro deve coincidir com o tradicional evento da colheita do Capim Dourado, ao ampliar a visibilidade da cultura.

Da Redação

Primeiro trata-se de encontro de músicos de viola de buriti; Segundo será o primeiro Fórum de Patrimônio Cultural e Encontro de Secretários de Cultura

 

O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, se reuniu nesta quarta-feira, 29, na sede da entidade municipalista, em Palmas, com o Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Marcos Aurelio Camara Zimmermann.

Na pauta, a parceria entre as duas instituições para a realização de dois importantes eventos voltados à valorização do patrimônio histórico e cultural dos Municípios tocantinenses. O primeiro trata-se de encontro de músicos de viola de buriti, enquanto o segundo será o primeiro Fórum de Patrimônio Cultural e o primeiro Encontro de Secretários Municipais de Cultura.

O presidente da ATM mostrou-se entusiasmado com as iniciativas e levantará esforços para a realização dos encontros. “O estímulo à cultura e a preservação e valorização do patrimonial histórico também contribuem para o desenvolvimento dos Municípios, pois amplia-se o turismo local e o ingresso de recursos federais”. 

Encontro de violeiros

O primeiro encontro está previsto para ocorrer dos dias 11 a 16 de setembro, em Mateiros, onde reunirá músicos de viola de buriti, instrumento tipicamente produzido no Tocantins. O intuito do evento é valorizar essa cultura, ao reunir violeiros dos Municípios de Brejinho de Nazaré, Dianópolis, Mateiros, Monte do Carmo, Natividade, Palmas, Porto Nacional, Rio Sono e São Félix do Tocantins. 

O encontro deve coincidir com o tradicional evento da colheita do Capim Dourado, ao ampliar a visibilidade da cultura violeira artesanal do Tocantins. 

Fórum e encontro de secretários

Mariano e Zimmermann discutiram a ainda ação inédita a ser realizada no Tocantins: o 1º Fórum do Patrimônio Cultural do Tocantins e 1º Fórum de Secretários Municipais de Cultura. O encontro visa debater a implementação de políticas públicas para o fomento ao turismo histórico e a preservação do patrimônio material e imaterial presente nos Municípios. 

No encontro será discutido a viabilidade de tombamento, a nível municipal e estadual, de patrimônios históricos dos Municípios, para que no futuro esses ativos possam ser reconhecidos também a nível federal. A ATM e o IPHAN deverão ainda buscar a parceria do Governo do Estado, por meio da Agência Tocantinense de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa. 

O fórum deverá ocorrer de 05 a 07 de novembro, no auditório da ATM, em Palmas.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp