O governador também deve anunciar, nesta quinta, o anúncio da jornada de 6 horas e uma série de benefícios para os servidores

Ricardo Almeida/Da Redação

Nesta quinta-feira, 28, é comemorado o dia do Servidor Público. No Governo, a semana dos servidores foi movimentada com a troca de comando em algumas secretarias e, diga-se de passagem, com o clima de tensão no ar por parte dos demais servidores públicos (e também parte do restante do secretariado que ainda está mantido). 

Logo que assumiu o governo, a prioridade da gestão de Wanderlei Barbosa foi discutir pautas dos servidores. No Diário Oficial do Estado (DOE) de terça-feira, 26, foi publicada a Medida Provisória que estende, por mais um ano, as indenizações de R$ 500,00 aos servidores do Sistema Penitenciário Prisional. O novo governador também criou um grupo gestor para, entre as suas atividades, também deliberar sobre a realização de concurso público, convocação de aprovados e discutir a tramitação de matérias referentes aos Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCSs) do funcionalismo.

O governador também deve anunciar, nesta quinta, o anúncio da jornada de 6 horas e uma série de benefícios para os servidores.

Exonerações

Porém, como nem tudo são flores, vamos ao que interessa: emprego. As exonerações estão chegando. O Diário Tocantinense teve acesso à informações que dão conta que o novo secretariado de Wanderlei tem "tomado conhecimento" das pastas e, inclusive, já solicitado a relação de servidores para fazer os "ajustes" e, claro, colocar cada secretaria à sua forma - o que é comum em todo processo sucessório. No entanto, é um remédio amargo principalmente em tempos de pandemia em que muitas famílias perderam seus empregos e precisam enfrentar a alta do custo de vida. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o custo de vida, nos últimos 12 meses, ficou 4,57% mais caro.

Toda essa movimentação do governador em torno do funcionalismo é muito bem-vinda e louvável. Porém, por outro lado, é também preciso ter cautela para não cair no desgosto do povo quando as exonerações começarem acontecer - em pleno ano pré-eleitoral.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp