Concessionária disponibiliza plataforma digital destinada para crianças e adultos com conteúdos educativos

Da Redação

Com as estações de tratamento fechadas para visitação durante o período de quarentena, a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em 47 municípios do Tocantins, disponibiliza um tour virtual por duas Estações de Tratamento, de Água (ETA) e Esgoto (ETE), no Projeto Portas Abertas 360. A iniciativa é uma importante ferramenta educativa e de relacionamento com a população, e contribui para sensibilizar sobre a importância do saneamento básico ao aproximar as pessoas dos serviços realizados pela concessionária.

Disponível no portal de sustentabilidade da concessionária, o tour em 360° está disponível em duas versões, uma visita informativa para adultos e outra com uma linguagem lúdica, porém educativa, com a participação de personagens animados para as crianças. O objetivo da ação é estimular o conhecimento e proporcionar a oportunidade de visita mesmo à distância, já que o programa apresenta na prática temas desenvolvidos em salas de aula de escolas e universidades. Além disso, o conteúdo disponibilizado reforça a importância da adoção de atitudes sustentáveis no dia a dia, com a sensibilização das pessoas a respeito da necessidade do consumo consciente dos recursos hídricos e da forma correta do descarte de resíduos para não comprometer as redes de esgoto.

De maneira didática, são apresentadas todas as etapas realizadas para a produção de água tratada, desde a captação em estado bruto no rio, o tratamento, a reservação e a distribuição, até chegar às casas, comércios e indústrias de forma potável e cristalina. No tratamento de esgoto, a visita online passa por todos os processos de coleta e tratamento até que o esgoto seja devolvido tratado ao meio ambiente.

“O Portas Abertas é um programa tradicional em nossas operações e tem como objetivo contribuir com a expansão dos conhecimentos sobre saneamento básico, apresentando de forma prática os processos responsáveis por garantir a qualidade da água e todas as etapas do tratamento de esgoto. Ano passado recebemos mais de 950 pessoas nas nossas estações aqui em Palmas. Nossa missão é levar o conhecimento para todos e garantir a saúde, o bem-estar e a preservação do meio ambiente”, explica Sandra Leal, gerente operacional da BRK Ambiental.

Além das visitas virtuais, no portal de sustentabilidade da BRK Ambiental, as crianças podem se divertir enquanto aprendem com o quebra-cabeças “Dança da Chuva”, responsável por apresentar todas as etapas do ciclo da água, e o jogo da memória “Vilões do Esgoto”, que além de precisar memorizar as cartas para conseguir encontrar seus pares, a brincadeira pede atenção redobrada em relação aos resíduos descartados incorretamente e os transtornos que essas ações podem causar. (Assessoria de imprensa)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp