Colinas do Tocantins possui 220 km de rede de esgoto e está previsto para este ano de 2021 a execução de mais 24

Da Redação

Colinas do Tocantins possui tratamento de água universalizada 100%. Já a rede de esgoto ainda não está finalizada, a BRK ambiental destaca que já tem disponível um montante de R$ 6 milhões para investimentos, neste anos de 2021. 

De acordo com o engenheiro da BRK, Felipe Lisboa, para este ano está prevista a perfuração de um novo poço de agua. Além disso, o esgoto na cidade que já é 95% universalizado, conforme plano municipal, terão mais trabalhos sendo executados. “O dinheiro empenhado é para investir na rede de esgoto. Vamos estar finalizando as obras no setor Santo Antônio e terminar algumas áreas do setor Sol Nascente, Setor Sul e Vila São João e aí finalizamos o plano de expansão de esgoto e com o sistema universalizado de Colinas”, disse. 

Antes de finalizar a rede, o engenheiro explicou que precisa ser executadas os coletores, estações elevatórias, para após finalizar todo o sistema, até dezembro.  

Tarifas 

Sobre as tarifas a BRK explica que nas contas dos consumidores, já vem descriminado o serviço de água e de esgoto separadamente. E qual a tarifa de cada um. “A de esgoto é de 80%, visto que o investimentos em esgoto é muito maior”, explicou o engenheiro. 

“Onde estamos passando avisamos aos clientes que a rede de esgoto está disponível. A caixa de ligação é feita pela BRK”, destacou o engenheiro. 

Ainda de acordo com a BRK, a tarifa é para custear a operação do dia a dia e os investimentos. “O tratamento que é feito na água, cloro residual, flúor, energia elétrica, toda a equipe em trabalhos, a mão de obra pra deixar tudo funcionando”, disse Celismar de Oliveira do Departamento Comercial da Empresa.

Muitas pessoa tem direito a tarifa social e não sabem, aquele cidadão que tem área menos que 100 metros quadrados e apenas um salário meio, poderá ter a agua por um preço de R$ 15 reais. Para mais informações o consumidor poderá ligar: (11) 99880001 ou ir diretamente no escritório da BRK.  

Sobre problemas enfrentados pelos consumidores, quando acionada, a BRK dá um prazo de cinco dias, alguns casos podem ser solucionados em 24 horas.  

Rede de Esgoto

Colinas do Tocantins possui 220 km de rede de esgoto e está previsto para este ano a execução de mais 24. 

Rede de esgoto é muito importante para o cidadão, a BRK realiza um trabalho de conscientização da população quanto a rede de esgoto. “Todos devem se conscientizar e desinstalar as fossas, visto que elas contaminam os lençóis, ou acabam estourando e trazendo transtornos. É aconselhável que todas sejam desativadas, colocando tudo na rede coletora de esgoto. “Recentemente realizamos junto com a equipe do Meio Ambiente da Prefeitura de Colinas, uma visita a estação de esgoto q fica próximo ao setor Santo Antônio. Mostramos que tem um tratamento grande, que está dentro de todos os parâmetros ambientais”. 

A destinação adequada e o tratamento do esgoto doméstico previnem doenças como: diarreias, febres, cólera, leptospirose e muitas outras ocasionadas por organismos patogênicos que se desenvolvem em ambientes insalubres.   

Sobre vias que foram danificadas para reparos a BRK explica: Atualmente, as equipes estão empenhadas em realizar a recomposição do asfalto e das calçadas das vias que receberam as novas tubulações. Recentemente, a concessionária implantou 25 km de novas redes de esgoto em 10 bairros do município, levando saneamento para mais pessoas.

Cronograma em Colinas durante esta semana
 
As interdições por obras garantem a segurança das equipes que trabalham no local e dos pedestres. Recomenda-se que motoristas optem por transitar em vias alternativas. As ruas e avenidas são fechadas durante a semana das 07h às 18h.  

Terça-feira (23)  

Rua Joviano e Rua José Araujo   

Rua Alves Guida e Rua Campinas  

Av. Santos Dumont  

 

Quarta-feira (24)  

Rua Joviano e Rua José Araujo  

Rua Alves Guida e Rua Campinas  

Rua São Sebastião, Av. Brasilia e Av. Santos Dumont  

 

Quinta-feira (25)  

Rua Joviano, Rua José Araujo   

Rua Alves Guida e Rua Campinas  

Rua São Sebastião, Av. Brasilia e Av. Santos Dumont

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp