Acesso universal ao saneamento é fundamental para a dignidade humana e para a proteção dos recursos hídricos

Da Redação

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de saneamento em 47 municípios do Tocantins, já começou as obras de expansão de mais de 30 mil metros de novas redes coletoras de esgoto em Colinas, no norte do Estado. Mais de 6,3 mil moradores dos bairros Araguaia I e II, Novo Horizonte I e II, Novo Planalto, Norte, Jardim Campo Clube, Centro e Santo Antônio II, serão beneficiados.

Como é o caso de José Claudio, de 54 anos, morador há 11 anos do bairro Araguaia II, que não vai mais precisar utilizar fossa séptica em sua casa. "Usamos a fossa e ela sempre enche, sempre precisamos ter o trabalho de realizar a manutenção, com o serviço de coleta de esgoto vai ser muito melhor", explica o morador. Além disso, a chegada do saneamento básico às novas áreas de Colinas, irá garantir mais saúde qualidade de vida para a família de José Claudio.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o acesso universal ao saneamento é fundamental para a dignidade humana e para a proteção dos recursos hídricos. Pesquisas apontam que regiões com esgotamento sanitário são prevenidas de surtos de doenças como Leptospirose, Disenteria Bacteriana, Esquistossomose, Febre Tifóide, Cólera, Parasitóides, além do agravamento das epidemias tais como a Dengue.

A engenheira responsável pela obra em Colinas, Karoline Poletto, explica que a chegada do saneamento trará mais qualidade de vida aos moradores. "A Organização Mundial de Saúde (OMS) realizou uma pesquisa que aponta que a cada R$ 1,00 investido em saneamento, outros R$ 4,00 são economizados no setor de saúde. A BRK Ambiental pretende expandir os serviços de saneamento básico, contribuindo com o desenvolvimento das regiões em que operamos", complementa.

As obras ocorrem em regime especial e contarão com a abertura e o fechamento das escavações no fim de cada dia de trabalho. As áreas serão sinalizadas para garantir a segurança dos moradores. Todos os cronogramas de interdições serão divulgadas nos perfis da BRK Ambiental nas redes sociais (Facebook e Twitter). Os clientes cadastrados que residem nas áreas que receberão as obras, serão informados através de SMS. (Assessoria de imprensa)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp