Projeto técnico socioambiental quer fomentar a renda de famílias que residem nas cidades do interior do estado

Da redação

A BRK - concessionária que cuida dos serviços de saneamento em 47 cidades do Tocantins, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), está promovendo uma série de capacitações para os moradores dos municípios do interior do estado. O objetivo é contribuir para que mais pessoas sejam inseridas no mercado de trabalho e fomentar a renda das comunidades.

As capacitações são oferecidas de forma gratuita para os moradores. As inscrições são feitas pelo SENAI nas cidades onde os cursos são ofertados. Os participantes precisam ser maiores de 14 anos de idade. Para a inscrição, basta apresentar as cópias dos documentos pessoais RG e CPF. Cada participante recebe um kit com camiseta, apostilas, squeeze, pen-drive e alimentação. No final do curso será emitido o certificado de conclusão reconhecido em todo território nacional.

Cerca de dezesseis moradores de São Sebastião do Tocantins, município do Bico do Papagaio, estão participando do curso técnico em informática básica. As aulas são realizadas na unidade móvel do SENAI, localizada na praça da cidade.

O professor e Técnico em Informática, Carlos Henrique conta que os participantes estão motivados com a atividade. "É um papel importante ensinar as pessoas e prepará-las para o mercado de trabalho. A estrutura e o ambiente oferecido contribuem bastante para o aprendizado; durante o curso ensinamos diversos assuntos relacionados à tecnologia, desde a explicação sobre a importância de organizar arquivos até os princípios básicos de excel. Sinto que todos estão aproveitando bem a oportunidade e absorvendo os conteúdos", explica o professor.

No mês de março, a iniciativa promoveu cursos de fabricação de salgados gourmet e de montagem e fabricação de pizzas para os moradores dos municípios de Arapoema, Araguaçu, Aliança do Tocantins, Lagoa da Confusão, Campos Lindos, Babaçulândia e Rio Sono.

Neste mês de abril estão sendo realizados cursos gratuitos de informática básica para a população das cidades de Figueirópolis, Paranã, Goiatins e São Sebastião. E, em maio, a atividade ocorrerá em Buriti do Tocantins, Colmeia, Filadélfia e Natividade.

O projeto técnico socioambiental da BRK objetiva promover ações voltadas a inserção social, por meio do desenvolvimento humano, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das comunidades, onde atua de forma sustentável.

“Oferecer oportunidades de capacitação nas comunidades é um passo importante para o desenvolvimento sustentável. A BRK está presente na vida de milhares de pessoas que vivenciam os benefícios gerados pelos investimentos em saneamento. Esse projeto nos ajuda a transformar a realidade dessas famílias, além de contribuir para a geração de emprego e renda nessas cidades”, destaca José Manoel, gerente de operações da BRK.

A universalização do saneamento contribui para a redução das desigualdades, crescimento econômico e sustentável, preservação ambiental, e reforça os aspectos integrados dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Para conhecer mais sobre a atuação da BRK Ambiental, visite o site brkambiental.com.br.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp