A campanha conta a influenza, foi antecipada por determinação do Ministério da Saúde (MS

Da Redação

Começa nesta segunda-feira (23), a Campanha Nacional de vacinação, contra o vírus influenza, que provoca a gripe, no Município de Colinas (TO). Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), as pessoas também podem imunizar contra o sarampo. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde irá adotar procedimentos de segurança durante a campanha de vacinação, devido ao enfrentamento que todos estão passando com o Covid-19. 

A campanha conta a influenza, foi antecipada por determinação do Ministério da Saúde (MS). A vacinação será até o dia 23 de maio, sendo o dia D, nove de maio. 

Nessa primeira etapa (23/03 a 15/04), serão vacinadas idosos de 60 anos para cima e profissionais da saúde. Na segunda etapa, (16/04 a 08/05) professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Na terceira etapa (a partir do dia 09/05) serão vacinados crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 ano, sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade.

Sarampo

A vacinação contra o sarampo será até dia 23 de maio, para pessoas entre 20 e 49 anos. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o sarampo é uma doença infecciosa grave que é contraída por um vírus que pode ser letal. A transmissão pode ocorrer por meio da tosse, fala, espirro ou respiração de pessoas contaminadas. 

Medidas de prevenção ao Coronavírus 

Como medidas de prevenção ao Coronavírus, orientamos a população que, o público prioritário, idosos, portadores de doenças crônicas e gestantes (vacina contra a influenza), serão atendidos das 17h as 20 horas, às segundas, terças e quartas-feiras, nas UBS Santa Maria, São Cristóvão, Sol Nascente, Maria Martins, Laurindo Ferreira e Jarmilão Sampaio. 

As equipes de Saúde vão seguir orientações do Ministério da Saúde e da Associação Tocantinenses dos Municípios (ATM), para evitar aglomerações e atender a todos, orientando para que fiquem a pelo menos um metro de distância um do outro, podendo fixar marcadores no chão ou usar fitas delimitadoras, determinando as distâncias.

Outra medida é restringir a entrada, controlando para que entrem nas unidades um pequeno grupo de cada vez. Além de outras medidas que poderão ser discutidas e realizadas no decorrer do período de vacinação, para que todos sejam atendidos com segurança. (Assessoria de imprensa)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp