Campanha Nacional de Imunização contra Influenza e Sarampo entra em ação nesta segunda-feira, 04

Esta será a primeira vez que as campanhas serão realizadas de forma simultânea

Da Redação

Enquanto avança a vacinação contra a Covid-19, o Estado do Tocantins alerta também para a importância da imunização contra a gripe e o sarampo. Na próxima segunda-feira, 04, a Campanha Nacional de Imunização contra Influenza e Sarampo entra em ação em todo o Estado. 

Esta será a primeira vez que as campanhas serão realizadas de forma simultânea. Os imunizantes para vacinação já estão disponíveis para retirada pelas secretarias municipais de saúde, desde a quarta-feira, 30, na Central de Imunização, em Palmas e no pólo de distribuição, em Araguaína.

De acordo com a gerente de imunização da SES-TO, Diandra Sena, a população precisa ficar atenta à campanha e verificar se precisa realizar a vacinação “a imunização é primordial para evitar doenças, assim, pedimos que todos fiquem alerta e verifiquem se precisam ser vacinados”, afirma.

A ação tem como meta, imunizar contra a influenza cerca de 516.916 pessoas do grupo prioritário e 148.746 pessoas contra o sarampo. 

A primeira etapa da vacinação contra influenza será realizada entre os dias 04 de abril e 02 de maio, e tem como público-alvo idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Já a segunda etapa ocorrerá entre os dias 03 de maio e 03 de junho, e terá como público a imunização de crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade; gestantes e puérperas;povos indígenas;professores;população com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento e forças armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Público-alvo da imunização contra sarampo

A vacinação contra o sarampo também será realizada em duas etapas, primeira que terá início nesta segunda-feira, 4, segue até 02 de maio e é destinada aos trabalhadores  da saúde que não possuem ciclo vacinal completo. De 03 de maio a 03 de junho a imunização terá como público-alvo crianças de 06 meses a menores de 5 anos.

A gripe é uma contaminação aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza. A imunização é a forma mais eficaz de prevenção contra a doença, que tem grande potencial de transmissão.

O sarampo é causado por um vírus e é uma doença infecciosa grave, que pode levar à morte. A única forma de evitar a enfermidade é por meio da vacinação.