Bom, nomes não faltam para o eleitorado fazer sua escolha. É importante ressaltar que nas eleições não existirão coligações

Da Redação

A propagação da Covid-19 e os efeitos que a pandemia tem provocado na rotina da população é um dos assuntos que preocupa os tocantinenses. Há pouco mais de três meses para as eleições municipais marcada para novembro, a pandemia não têm sido o único foco dos políticos tocantinenses. Basta uma breve análise para perceber que todos, pré-candidatos ou não, estão articulando em busca das formações de chapas, alianças, apoios para que nas convenções tudo aconteça conforme o planejado. Além daqueles que têm suas candidaturas dadas como certas, existem ainda os pré-candidatos que estão em busca de alianças, de formar um grupo consolidado com chances de sucesso na disputa.

Palmas
A prefeita Cínthia Ribeiro que tornou a Capital, nos últimos meses em um canteiro de obras, vai a reeleição pelo PSDB com o apoio da executiva nacional. Ataídes Oliveira, seu ex-aliado também é pré-candidato pelo Progressistas e conta com o apoio de Kátia Abreu. E não para por aí. Pelo PSB, o vereador Thiago Andrino é o indicado do ex-prefeito Carlos Amastha. O ex-reitor da UFT, Alan Barbieiro, que estava no PSB migrou para o Podemos do prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas para participar do pleito.

Filiado ao MDB, o ex-petista Raul Filho é um outro nome. Marcelo Lélis continua no PV e após os oito anos de inelegibilidade tem se mostrado ativo, principalmente nas redes sociais. Os deputados federais Vicentinho Júnior (PL) e Osires Damaso (PSC) também apresentam-se como pré-candidatos ao Paço da Capital. Por falar em legislativo, os deputados estaduais Júnior Geo do PROS, Vanda Monteira, presidente do PSL que pode ser a escolha do Palácio Araguaia, estão no páreo. 

Já na Câmara, temos o vereador Milton Néris, PDT que descarta qualquer possibilidade de aliança com o grupo de Carlos Amastha. Tudo indica que esta extensa lista de pré-candidatos tende a reduzir com a formação de alianças. Mas até as convenções que iniciam em 31 de agosto, tudo tem sido hipotético.  

Araguaína
Em Araguaína o cenário parece um pouco mais definido. Wagner Rodrigues, do Solidariedade, tem o apoio do prefeito Ronaldo Dimas (Podemos), consequentemente do deputado federal Tiago Dimas e fez aliança com o PSD, presidido no Tocantins pelo senador Irajá Abreu. Outra Sigla que está no grupo é o Cidadania, do deputado estadual Eduardo do Dertins.

Já pelo MDB, o deputado estadual Jorge Frederico encabeçará a chapa com o apoio do Palácio Araguaia. Oposição a Dimas, o grupo conta com o PSL, Republicanos, de César Halum, PTB, PTC, Rede Sustentabilidade e claro, os emedebistas, deputado estadual Nilton Franco e Elenil da Penha. A deputada federal Dulce Miranda que também compõe a Sigla ainda não manifestou seu apoio, tampouco Valderez Castelo Branco. A incógnita da vez é o vereador Marcus Marcelo (PL). Fiel a Dimas o liberal pontua nas pesquisas, mas não definiu se encabeçará uma terceira via, ou será aliado em um dos grupos.

E ainda também na disputa está o PT que definiu o nome do ex-juiz, Leador Machado que conta com o apoio incondicional do deputado federal Célio Moura e é o único candidato de esquerda.

Gurupi
Com bons índices na gestão a aposta de Laurez Moreira (PSDB), é o ex-secretário Gutierrez Torquato (PSB). Filiado ao PSD, de Irajá Abreu, o ex-vereador Walter Júnior é um dos pré-candidatos na oposição. Do Patriotas, temos o empresário Farley Meyer, que conta com o apoio do Palácio do Planalto. O liberal Adailton Fonseca e o deputado estadual Gleydson Nato (PTB), que poderá ser a escolha de Mauro Carlesse. 

Porto Nacional
O prefeito Joaquim Maia (MDB) vai a reeleição com o apoio do portuense, deputado estadual, Valdemar Júnior. Aliado ao Palácio Araguaia, e ao presidente da Assembleia Antônio Andrade, o ex-prefeito Otoniel Andrade (PSDB) é um dos nomes na oposição. Em uma terceira via, encontra-se o vice-prefeito Ronivon Maciel (PSD), que busca formar um grupo independente com empresários no município. Diferente dos demais municípios, o resultado das eleições em Porto está ligado a diversos fatores dentre eles a construção da Ponte, uma demanda antiga da população e o desenvolvimento econômico do Distrito de Luzimangues.

Paraíso do Tocantins

Paraíso do Tocantins vive um impasse quando o assunto é oposição a atual gestão. Candidato de Moisés Avelino, o vice-prefeito Celsinho Morais (MDB) estaria em uma fase adiantada em relação aos concorrentes. O pré-candidato teria inclusive indicado a agropecuarista Raquel Ogawa para compor a chapa de vice. Na oposição estão o ex-vice prefeito Ary Arraes, Egnaldo Damaso (PSC) filho do deputado federal Osires Damaso, que pode ter o apoio do Palácio Araguaia, Ataíde Rodrigues, do PSD, e a vereadora do Democratas Vanessa Alencar, aliada da deputada federal Dorinha Seabra. Tudo caminha para uma aliança na oposição a prefeitura.

Colinas do Tocantins
No grupo da oposição encabeçada pelo empresário Gilmar Carneiro (Podemos) para disputar a prefeitura de Colinas do Tocantins estão o presidente estadual do partido, Ronaldo Dimas, o presidente municipal, o vice-prefeito Aureliano Pires, o deputado federal Tiago Dimas e os petistas José Santana Neto, ex-prefeito do município, os deputados estaduais Amália Santana e Zé Roberto. Tudo indica que a vaga de vice-prefeito será indicada pelo Partido dos Trabalhadores. 

Adriano Rabelo (MDB) vai a reeleição com  o apoio do Avante e do  Democratas, que conta com os deputados federais Professora Dorinha, presidente do partido, Carlos Gaguim e o governador Mauro Carlesse. O presidente da Assembleia, deputado estudual Toinho Andrade lançará no município Roni Farias para disputar o Paço. O senador Irajá Abreu declarou apoio a correligionária Raimundinha Almeida, atual vereadora e já exerceu a função de vice-prefeita e pelo PSL o dentista Josimar Casarin.

Bom, nomes não faltam para o eleitorado tocantinense fazer sua escolha. É importante ressaltar que nas eleições deste ano não existirão coligações proporcionais. Será uma disputa ferrenha onde é cada um por si e Deus por todos. Que vençam os melhores para o povo tocantinense.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp