Na oportunidade realizou-se uma palestra sobre o tema reforma da previdência, para aproximadamente 40 pessoas.

Da Redação

Na data de ontem (15.05.2019), no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vinculo, da Secretaria Municipal de Assistência Social, da cidade de Divinópolis, realizou-se uma palestra sobre o tema reforma da previdência.  Na ocasião houve a participação de umas 40 pessoas.

Representando o Centro de Direitos Humanos de Cristalândia, Dom Heriberto Hermes, estiveram presentes, o assessor educacional Célio Roberto, a coordenadora de finanças Alcina Barbosa e o assessor jurídico Silvano Lima Rezende.

A palestra foi ministrada pelo advogado Silvano Lima. Na oportunidade foi feita exposição de como são as regras atuais para requerer a aposentadoria e quais as mudanças previstas na reforma da previdência apresentada pelo governo, caso seja aprovada pelo congresso.

O que mais chamou atenção sobre o assunto explanado foi a respeito da aposentadoria especial de trabalhador rural e o amparo social do benefício da prestação continuada, sobretudo, informado como são as regras de hoje e como que está previsto na Proposta de Emenda à Constituição da Reforma da Previdência.

Durante a abordagem do tema, como avaliação do evento, foi destacado a “participação ativa do público presente, por meio de perguntas, o que tornou um diálogo bastante agradável, interativo e dinâmico”, disse o advogado Silvano.

Célio sobre o tema apresentado, disse: “vejo que trabalhar a temática da previdência social neste momento é uma questão que precisa e deve ser feita para que a sociedade entenda a previdência como estar e como ficará se for aprovada. É uma questão de Direitos Humanos haja visto que se trata de direitos de pessoas que esperam no futuro ou no presente ser resguardado e poder gozar de uma aposentadoria tranquila onde este terá um recurso pelo menos para alimentar-se e comprar remédios”.

Alcina destacou “a importância do trabalho da entidade em promover por meio de palestras, espaço de diálogo na busca do conhecimento sobre direitos”.

Já a Coordenadora do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vinculo, Marileide Trabach, referiu-se: “ficamos felizes pela abordagem deste tema, pelos esclarecimentos, principalmente, se tratando de um assunto tão importante na vida dos brasileiros, agradecemos pela valorosa contribuição e pelos esclarecimentos feitos pelo palestrante”. A idosa Luiza Lima, “eu achei muito importante a palestra, a gente fica conhecendo mais as coisas”

O assessor educacional Célio Roberto, finalizou: “Parabenizo a toda equipe do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Divinópolis pela iniciativa bem como o palestrante, o Advogado Silvano Lima Rezende pela clareza que tratou o assunto explicando a todos os ouvintes as duas opiniões com relação à reforma da previdência, uma defendida pelo Governo e outra contrária pelo conjunto da sociedade civil organizada”.

A representante da Coordenação Executiva, Alcina Barbosa, após os agradecimentos quanto a atuação do CDHC, disse: “além do trabalho de esclarecimento e orientação sobre direitos, a entidade tem o papel de encaminhar denúncias de violações de direitos humanos, principalmente, quanto a violência sofrida por crianças e adolescentes, idosos e mulheres, considerando um púbico mais vulnerável”. Finalizou. (Com informações da assessoria) 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp