A lei sobre as federações permite a união entre dois ou mais partidos

Da Redação

O Diretório Nacional do Partido Cidadania aprovou neste último sábado, 19, formar federação partidária com o PSDB. No Tocantins, o Cidadania é presidido pelo deputado estadual Eduardo do Dertins. Já o PSDB é liderado pela prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro e possui dois deputados o Olyntho Neto e Luana Ribeiro.

Apesar da decisão, que permite que às duas legendas funcionem como uma só, o Cidadania informou que a pré-candidatura do senador Alessandro Vieira (SE) à presidência da República está mantida. O PSDB, por outro lado, aprovou em prévias o nome do governador de São Paulo, João Doria, para a disputa do Planalto.

Em nota à imprensa, o diretório nacional do Cidadania informou que, a partir de agora, irá negociar os termos da federação com o PSDB - o que inclui a definição do nome do candidato à presidência que receberá o apoio conjunto.

O comando do PSDB ainda vai decidir sobre a federação com o Cidadania. Em nota, o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, disse que a federação entre as siglas será um passo importante na consolidação de partidos fortes.

"A federação entre Cidadania e PSDB, pela qualidade de seus quadros, fará a diferença no Congresso e nas próximas eleições presidenciais. Será também um passo importante na consolidação de partidos fortes, fundamentais para a consolidação das instituições brasileiras. Com essa decisão, o Cidadania se incorpora formalmente, junto o PSDB, na tentativa de uma federação ainda maior, com o diálogo em andamento entre MDB e União Brasil, com serviços prestados à democracia brasileira", escreveu Araújo.

Federação

O Cidadania fez uma votação em dois turnos para decidir sobre a união com o PSDB. Além dos tucanos, o PDT e o Podemos também negociavam com o partido.

A lei sobre as federações permite a união entre dois ou mais partidos, mas o Cidadania decidiu que ela será feita apenas com o PSDB.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp