A pandemia mudou a rotina de milhões de pessoas ao redor do mundo e Bandeirantes, infelizmente não ficou de fora

Ricardo Almeida/Da Redação

A pandemia do corona vírus mudou a rotina de milhões de pessoas ao redor do mundo e Bandeirantes, infelizmente não ficou de fora. Com o objetivo de evitar o contágio, especialistas recomendaram o isolamento social que foi adotado por vários países, além de evitar abraços, beijos e apertos de mão. Com a proibição de aglomerações por parte do Governo do Tocantins devido à doença, a aniversariante Bandeirantes ficou sem bolo e sem festa pela segunda vez em mais de 56 anos de emancipação política.

Neste 26 de maio de 2021, o aniversário de 27 anos da cidade do boi gordo será marcado pela solidariedade e pela conscientização da importância do isolamento social. Conforme informou o prefeito do município Zé Mário Zambon Teixeira (PP), o momento é de cuidado com a saúde. “Nosso zelo principal e com a saúde de nossa gente. Infelizmente não pudemos festejar como devia a passagem do aniversário de nossa cidade. Mas tenhamos fé que tudo isso vá passar”.

Gestor de Bandeirantes

Os pais do atual prefeito do município, José Mário Zambon Teixeira, chegaram ao município ainda em 1965, e em 1966 viu a implantação da Serraria Incopel que deu início a criação de Bandeirantes. Ele foi reeleito para o seu segundo mandato com 66,22% de aprovação do eleitorado. A família Zambon foram pioneiros juntamente com o ex-governador Siqueira Campos na cidade.

Município 

O Município de Bandeirantes do Tocantins localiza-se na mesorregião Ocidental do Tocantins na Microrregião de Araguaína, com latitude de 07º45 43 longitude de 48°34 40 e altitude de 288 metros. Sua área é de 1.672,322 Km2.

O surgimento de Município de Bandeirantes do Tocantins foi marcado pela luta de ilustres pioneiros que migraram para a região desde os idos de 1.925. Podemos citar os Senhores: Severino Pereira, Jorge Rodrigues, Camilo de Sousa Pinheiro (o popular Cazuza), João Pereira, Oliveira Paulino, o Sr. José Wilson Siqueira Campos (ex-Governador do Estado do Tocantins), José Rosário, Antônio Góis, Cícero Carneiro, João Gomes da Silva, José de Góis e Homero Teixeira.


Em 1.960 houve a abertura da estrada ligando a BR-153 (Belém-Brasília) à Colônia Agrícola recém criada e denominada Bernardo Sayão (atualmente Município de Bernardo Sayão). Este fato atraiu os empresários que já estavam interessados em investir na região, tanto é que em 1.966 o senhor Homero Teixeira, empresário recém chegado do Estado do Paraná, juntamente com José Wilson Siqueira Campos, implantaram uma indústria para beneficiamento de madeira, muito abundante na região, chamada INCOPEL, propiciando a abertura de uma frente de trabalho que acarretou aumento significativo na população da região. Com toda a certeza, o embrião do Município de Bandeirantes do Tocantins, que inicialmente era conhecida como Nova Bandeirantes, está na instalação desta indústria e o nome do povoado foi dado pelo Sr. Homero Teixeira em homenagem cidade onde residia anteriormente, denominada Bandeirantes no Estado do Paraná. Havia uma movimentação comercial, em decorrência do aumento de população atraída pela oportunidade de emprego na indústria, fazendo com que houvesse a necessidade de abertura de uma escola para os filhos dos moradores da região. 

A primeira escola foi batizada como escola Dona Regina (Nome dado em homenagem à Filha mais velha de Siqueira Campos), e sua primeira professora foi a Sra. Mariazinha, como era carinhosamente conhecida, transferida do Município de Arapoema, a qual Bandeirantes do Tocantins ficou vinculada.

O desejo de independência política foi-se infiltrando na vida de muitos que aqui chegavam, dentre muitos podemos citar o Sr. Francisco Divino Vasconcelos, popularmente conhecido como Chico Butelo que chegou na região no dia 06 de abril de 1.991 e logo abraçou a luta de emancipação, marcando página na história política do município. Em 03 de outubro de 1.993 este sonho começa a se concretizar, com a realização do plebiscito para a emancipação política. Em 26 de maio de 1.994, através do decreto Lei nº 685/94, foi criado o Município de Bandeirantes do Tocantins, publicado no Diário Oficial do Estado nº 347 de 27/05/94. Em 03 de outubro de 1.996 foi realizado a primeira eleição para Prefeito e em 1º de janeiro de 1.997 foi instalado o Município de Bandeirantes do Tocantins. 

O primeiro prefeito foi o Sr. Francisco Divino Vasconcelos, vulgo Chico Butelo, que não finalizou seu mandato vindo a falecer, assumindo o Vice-Prefeito o Sr. Gustavo Antônio Tavares, sucedendo o Sr. José Arnóbio da Silva (Conhecido como Pelé) e posteriormente o Sr. Josafá Pereira de Sousa.

O Município tem como padroeiro Santo Antônio cuja manifestação comemorativa se dá no dia 13 de junho e sua data de aniversário é no dia 26 de maio.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp