Evento acontece às 19h na Biblioteca, com apresentações culturais, seguido da exibição do filme Martin Ã?den

Da Redação

No Dia do Bibliotecário, 12 de março, a Fundação Cultural de Palmas (FCP) lança o projeto ‘Cine Literário’, uma parceria da Biblioteca Jornalista Jaime Câmara e o Cine Cultura, com a finalidade de estimular a leitura, tendo como mote livros adaptados para o cinema.  O evento acontece às 19h na Biblioteca, com apresentações culturais, seguido da exibição do filme Martin Éden, obra adaptado do livro de mesmo nome, do escritor norte-americano Jack London.

O Cine Literário nasce da simbiose entre cinema e literatura, para demonstrar que é nos livros que a sétima arte costuma buscar fonte de inspiração, resultando em filmes clássicos do cinema mundial. O objetivo é que o público possa apreciar como uma mesma estória é contada através da literatura e do cinema, duas formas de ‘sentir’ a obra.

Para o projeto foram catalogados os livros disponíveis nas bibliotecas municipais e que foram adaptados para a tela de cinema. Estes filmes, ou serão exibidos no Cine Cultura ou estarão disponíveis para empréstimo na Cinemateca que compõe a Biblioteca. Também serão realizadas sessões comentadas mensais, com filmes que a Cinemateca da Fundação Cultural já possui ou filmes do circuito exibidos no Cine Cultura conforme a programação semanal.

Para estimular que o público, além de assistir ao filme, leia o livro que inspirou a obra, serão disponibilizados ingressos gratuitos para quem pegar emprestado os livros nas bibliotecas municipais.

“Para participar da promoção, o participante deverá efetuar o seu cadastro e o empréstimo de obras literárias nas bibliotecas da Fundação Cultural de Palmas, realizar a leitura e apresentar texto resumido da obra para trocar por vale - ingresso no Cine Cultura Palmas”, explica uma das idealizadoras do projeto, a bibliotecária, Maria Paixão Ferreira Souza.

Martin Éden

A abertura do projeto, que terá continuidade até junho, será com a exibição do filme ‘Martin Eden’, de Pietro Marcello. O filme é uma adaptação livre de livro do mesmo nome, do escritor americano, Jack London.

Martin Eden (Luca Marinelli) é um jovem escritor de baixa renda que entra em conflito com a burguesia. Encarando um novo mundo, ele se apaixona e descobre como escritores são vistos em uma sociedade aristocrática. Se sentindo deslocado de tudo que faz parte de sua essência, o rapaz percebe que não há como voltar para o que costumava ser. Enquanto tenta publicar alguma obra de grande sucesso, Martin se questiona sobre o mercado literário, a sociedade e sua própria natureza como criador.

Vale - entrada no Cine Cultura

‘Mulherzinhas (‘Adoráveis Mulheres’), Louisa May Alcott; ‘O Tempo e o Vento’, Erico Veríssimo; ‘Meu Pé de Laranja Lima’, José Mauro de Vasconcelos; ‘Orgulho e Preconceito’, Jane Austen; ‘A Vida Invisível’, de Eurídice Gusmão, Martha Batalha; ‘O Pequeno Príncipe’, Antoine de Saint-Exupéry; ‘Martin Eden’; Jack London; ‘Jovens Polacas’, Esther Largman; ‘Abril Despedaçado’, Ismail Kadaré; ‘O Primo Basílio’, Eça de Queiroz; ‘O Diabo Veste Prada’, Lauren Weisberger; ‘Harry Portter:  (e a ordem da fênix)’, ‘(e a pedra filosofal)’, ‘(e o cálice de fogo)’, ‘(e o enigma do príncipe)’ e  ‘(e o prisioneiro de Azkaban)’.

A programação de filmes será apresentada mensalmente. (Assessoria de imprensa)

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp