O novo desembargador do TJTO será escolhido entre seis nomes indicados pela advocacia tocantinense

Da Redação

O Pleno do Conselho Nacional de Justiça, decidiu nesta última terça-feira, 20, pela condenação com pena de aposentadoria compulsória ao ex-desembargador do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Amado Cilton Rosa, que já estava afastado do cargo desde 2010 por suspeita de venda de sentenças. 

O relator do caso, o conselheiro do CNJ, Luiz Fernando Keppen afirmou que "há provas suficientes nos autos para condenar o desembargador" por corrupção passiva, concussão e peculato. "Ele nomeou parentes no gabinete como assessores e montou um núcleo de venda de decisões judiciais", afirmou o relator. 

O Desembargador foi acusado de organizar um esquema de venda de sentenças em seu gabinete. Ele era investigado pela Polícia Federal desde 2010 no âmbito da Operação Maet e foi afastado do cargo em 9 de junho de 2011. Na época, também foram afastados Willamara Leila (presidente do TJ) e os desembargadores Carlos Luiz de Souza e José Liberato Póvoa, este último já falecido e os outros aposentados compulsoriamente - a maior punição prevista na lei da magistratura.

O novo desembargador do TJTO será escolhido entre seis nomes indicados pela advocacia tocantinense, com base na regra do quinto constitucional, isso por que Amado Cilton tinha sido indicado representando o Ministério Público.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp