Os grupos já se movimentam para formar as chapas e conquistar o maior número de aliados na Capital e Subseções.

Ricardo Almeida

As eleições da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acontecem a cada três anos, e no Tocantins, geralmente na segunda quinzena de novembro. Apesar de aparentemente distante, os grupos já se articulam para formar as chapas e conquistar o maior número de aliados na Capital, sede da OAB, assim como o apoio das lideranças nas Subseções.

De um lado, ao que tudo indica o atual secretário geral da Ordem, Dr. Célio Henrique Magalhães Rocha será o candidato apoiado pelo advogado Walter Ohofugi. O presidente, não irá a reeleição, uma vez que em 2015 havia feito tal compromisso com a categoria. Célio Henrique Magalhães Rocha tem 38 anos e conta com o apoio de seis presidentes de subsecção, entre elas a de Gurupi, uma das principais do Estado.

Oposição

Oposição ao grupo apoiado por Ohofugi, o advogado Gedeon Pitaluga Jr. Também lançou o seu nome e mais uma vez será candidato a presidência da OAB. Em entrevista ao Diário Tocantinense, neste sábado, dia nacional do Advogado, o candidato confirmou seu nome na disputa.

De acordo com o candidato, Dr. Gedeon Pitaluga, a Dra. Janay Garcia ocupará a função de vice-presidente, o Dr. Quezado presidente da subseção de Araguaína e a Dra. Verônica Desconzi em Gurupi. O grupo, que segundo o candidato, foi uma decisão de mais de 200 advogados que apoiam a sua candidatura, terá como bandeira a renovação e buscará trabalhar em prol das prerrogativas dos advogados.

Colinas do Tocantins

Questionado pelo Diário Tocantinense sobre quem apoiaria, o presidente da Subseção de Colinas do Tocantins disse que não ainda não definiu e que é precipitado. “Ainda estamos iniciando o processo e não há candidaturas definidas, o que importa dizer que não existe ainda apoios declarados a esta ou aquela candidatura. O processo é bem democrático e quando ocorrer o registro serão definidos estes apoios”, enfatizou Dr. Darlan Gomes de Aguiar.

Prazos

A Ordem dos Advogados do Brasil ainda não publicou o Edital para que as chapas possam registrar suas candidaturas, mas conforme a legislação, o prazo para o registro das chapas ocorrerá no primeiro dia útil após a publicação do Edital e vai até 30 dias antes da data da eleição.

O Edital deve ser publicado no mínimo 45 dias antes do processo eleitoral, definido pela Comissão Eleitoral da OAB.

OAB

Além do conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, a instituição é composta por 27 Seccionais. NO Tocantins além da Sede, os advogados contam com 14 subseções sendo em Araguaína, Araguatins, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema do Tocantins, Natividade, Paraíso do Tocantins, Pedro Afonso, Porto Nacional, Taguatinga e Tocantinópolis.

 

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp