A elaboração do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Tocantins está sendo conduzida pela Secretaria do Planejamento e Orçamento e executada pelo consórcio Senografia - Detzel - Hardt.

Da Redação

Nove municípios do Tocantins vão participar das Consultas Públicas para a produção do Plano Estadual de Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado. A primeira cidade a receber o corpo técnico multidisciplinar da Secretaria de Planejamento do Estado e de outros órgãos que fazem parte da comissão será Lagoa da Confusão. A reunião acontecerá no dia 05 de julho no Centro Cultural Leda Bernadon a partir das 13h.

As consultas seguem até o dia 02 de agosto, quando acontecerá o último encontro em Palmas. Após contribuições da sociedade, um documento será encaminhado para votação na Assembleia Legislativa e embasará o projeto de lei do Plano Estadual de Zoneamento Ecológico-Econômico.

O documento vai apontar áreas que ainda podem crescer, suas potencialidades e para que tipo de desenvolvimento econômico devem se voltar. O ZEE determinará, ainda investimentos para áreas degradadas, em especial em áreas de mananciais e próximo dos grandes reservatórios. Como funcionam e se dividem os blocos de geração de emprego e renda, atividades que promovem a economia entre outros.

“Quando aprovado, o ZEE será o grande orientador do planejamento e da gestão do território, permitindo que o Tocantins cresça e se desenvolva de forma mais dinâmica, ordenada e sustentável”, destacou o responsável técnico pelo ZEE na Seplan, Rodrigo Sabino.

A elaboração do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Tocantins está sendo conduzida pela Secretaria do Planejamento e Orçamento e executada pelo consórcio Senografia - Detzel - Hardt, contratado por meio do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável - PDRIS.

O que é:

O Zoneamento Ecológico-Econômico é um instrumento legal que promove o desenvolvimento sustentável de um determinado território a partir da compatibilização de suas características ambientais e socioeconômicas, considerando potencialidades e vulnerabilidades da região. (Com informações da SECOM)

Consultas Públicas

Município

Data

Lagoa da Confusão

05 de julho

Augustinópolis

10 de julho

Araguaína

12 de julho

Colinas do Tocantins

17 de julho

Pedro Afonso

19 de julho

Gurupi

24 de julho

Dianópolis

26 de julho

Novo Acordo

31 de julho

Palmas

02 de agosto

           

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp