Conforme o Tesouro, 79% do orçamento do governo está comprometido com a folha de pagamento. Já o Palácio Araguaia, que usa uma metodologia diferente, afirma que o índice correto é de 68%.

Da Redação

O Tocantins é o estado com o maior gasto proporcional com pessoal entre todas as unidades da federação, a informação consta em um boletim divulgado pelo Tesouro Nacional. Conforme o documento, 79% do orçamento do governo está comprometido com a folha de pagamento. Já o Palácio Araguaia, que usa uma metodologia diferente, afirma que o índice correto é de 68%.

Porém, mesmo com a diferença nos números, em qualquer dos casos o estado fica acima do limite estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal. Isso levou o Tesouro a dar nota C para a capacidade de pagamento do estado.

Os dados são referentes a 2018. O secretário Executivo de Planejamento, Sergislei Moura, afirma que medidas foram tomadas para reverter o quadro no começo de 2019.

“Desde o inicio do ano o governo trabalhou com a perspectiva do controle da despesa com pessoal e o aumento da arrecadação, da receita, principalmente a tributária e principalmente o FPE também. Houve um incremento de receita. Então houve um equilíbrio do aumento da receita e o controle da despesa”, informou ele. O objetivo do governo é fechar o ano com o índice em 55%.

Em 2019, os investimentos devem ficar em apenas 2,5 % do orçamento total do Tocantins. Há um pedido de empréstimo de aproximadamente meio bilhão do governo que ainda não terminou de ser analisado.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp