Araguaína, no norte do estado, destaca-se como uma das cidades mais importantes do Tocantins e um celeiro político.

Da Redação

Araguaína, no norte do estado, destaca-se como uma das cidades mais importantes do Tocantins e um celeiro político de nomes de peso na política tocantinense. Não é a toa que o cenário pré-eleitoral do município chame a atenção e movimente os bastidores das esferas de poder.

Diversos políticos já se declararam pré-candidatos à prefeitura de Araguaína em 2020; outros nomes são ventilados por aliados e bases de apoio, mas não confirmam a pré-candidatura.

Quem ainda não tocou no assunto mas é cogitado como provável nome à disputa, apoiado pelo atual prefeito Ronaldo Dimas (sem partido), é seu chefe de gabinete, Wagner Rodrigues (PTB). Reeleito em 2016, Dimas não pode se candidatar novamente, mas tem Rodrigues na mais alta estima e apoia seu nome para sua sucessão.

Rodrigues foi um dos cabeças da campanha de Dimas a deputado federal, mas tem pouca experiência política e seu nome é desconhecido por boa parte do eleitorado.

De outro lado, e com muito mais notoriedade, esta o nome do deputado estadual pelo MDB, Jorge Frederico . A pretensão dos dois à prefeitura é conhecida e já se declararou pré-candidato.Jorge Frederico tem o apoio do deputado também do MDB, Elenil da Penha e recentemente os dois posaram lado a lado em clima de cordialidade e de olho em 2020. “Quando o assunto é melhorias para o Tocantins e Araguaína, estamos sempre afinados. Com o deputado Elenil, estivemos vereadores em Araguaína, por duas legislaturas, e hoje na função de parlamentares…”, escreveu Frederico no Twitter.

 Frederico é presidente do diretório metropolitano do MDB; seu nome tem pouca rejeição e é praticamente um consenso entre os correligionários. Na Assembleia Legislativa, Jorge Frederico é aclamado como “futuro prefeito” por muitos colegas. Seu nome é sustentado por uma base política forte e pode ser apoiado pelo governo estadual.

Com dois mandatos como vereador no município, Jorge Frederico  conta também com uma forte aprovação popular e tem se preparado desde que era vereador para comandar a prefeitura de Araguaína.

Fala Comunidade

@diariotocantinense
@diariotocantinense2
@dtocantinense2
@diariotocantinense
Comercial
Redação
Grupo no Whatspp